Importância geral dos fungos

Apesar de muitas vezes passarem despercebidos em nosso dia a dia, os fungos tem um papel bastante importante na natureza e também atuam diretamente na vida do homem.


Imprimir

Inscreva-se!

Como no artigo anterior tratamos das classificações dos fungos, nesta página trazemos um breve resumo de algumas das principais e mais comuns tarefas dos fungos na natureza e para o homem.

Importância dos fungos na natureza

tipos-fungos• Reciclagem e decomposição da matéria: Os fungos saprófagos como estudamos no artigo anterior se utilizam na matéria orgânica de animais e plantas já mortas e com isso tem um papel fundamental na decomposição e reciclagem de matéria na natureza.

• Mutualismo: Ao associassem com outras plantas e animais, tanto fungo quanto o outro ser vivo acabam se beneficiando de alguma forma, e exemplos de quando tal fato corre esta na associação de alguns fungos com a raízes de plantas criando as chamadas micorrizas, ou da associação com algas(liquens).

Importância dos fungos para o homem

• Medicina: Os fungos também tem um grande papel na vida do homem e na medicina, pois é através de fungos como o Penicillium chrysogenum(notatum) que é produzida a penicilina, antibiótico muito importante no combate de diversos tipos de infecções.

• Alimentos: O Fungo Saccharomyces cerevisiae, é amplamente utilizado pela indústria, como fermento biológico para a produção de pão, cerveja e também durante o processo de produção do etanol.

Essa levedura na produção do pão por exemplo acaba liberando dióxido de carbono, fazendo com que a massa do mesmo venha a crescer, sem a utilização do mesmo a massa não cresce, deixando o pão “abatumado”.

• Culinária: Existem atualmente inúmeras qualidades de cogumelos(fungos) que são utilizados em diversas receitas culinárias e também como alimento in-natura, como por exemplo os fungos tipo champignon(facilmente encontrados nos mercados em conserva) e shiitake.

Lembrando que nesta página trazemos somente algumas das mais importantes funções dos fungos, o que já trás uma boa ideia da grande importância deles para a natureza e para nosso dia a dia.



Navegue:
2 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *