Lipídios-Funções características e classificação

Aprenda mais sobre os lipídios, que são fundamentais para animais e vegetais, e constantemente são temas e assuntos em questões de concursos de vestibular.





Neste artigo, vamos trazer de forma resumida diversas informações a a respeito dos lipídios, também chamados de gorduras, para encontrar a informação deseja de forma bastante rápida, basta navegar no menu abaixo:
Características;
Funções;
Classificação;

Características dos Lipídios

São moléculas orgânicas formadas para associação de álcool(glicerol) e ácidos graxos, cuja composição biomolecular é composta por oxigênio (O), carbono (C) e hidrogênio (H).

Uma das principais características dos lipídios é que estes são insolúveis em água e solúveis em compostos orgânicos, como éter, acetona, álcool, clorofórmio, benzeno e outros solventes orgânicos.

Funções dos Lipídios

Energética: Os lipídios são as principais substâncias de reserva energética , fornecendo inclusive mais energia que os glicídios.

No entanto quando o assunto é utilização de energia pelas células, estas tem preferência aos glicídios, ou seja a célula ao necessitar de substâncias energéticas, irá utilizar primeiramente consumir os glicídios e posteriormente os lipídios.

Estrutural: Alguns lipídios também apresentam função estrutural, fazendo parte da composição das membranas celulares.

Isolantes térmicos: Em animais homeotérmicos, como mamíferos e aves, os lípidos atuam como isolantes térmicos, ajudando assim na manutenção da temperatura do corpo.

Classificação dos Lipídios

lipidios simples compostos derivadosPara quem esta iniciando seus estudos a respeito dos lipídios, é fundamental lembrar que eles são classificados em três grupos: simples(glicerídeos e cerídeos), compostos e derivados, na sequencia vamos ver cada um deles de forma mais detalhada.

- Lipídios simples(glicerídeos e cerídeos)
Glicerídeos: São as gorduras(encontradas em animais) e os óleos(encontradas em vegetais), que são formados através da junção do glicerol(triálcool) com mais três ácidos graxos(palmítico, esteárico, oléico e outros).

Sendo que as gorduras neutras(triglicerídeos) estão presentes em praticamente todos os tipos de células animais como substancia de reserva energética, principalmente nas células adiposas que estão localizadas na hipoderme, agindo assim também como isolante térmico nos mamíferos e nas aves.

Já os óleos, como citado no inicio desse tópico, estão presentes nas plantas, em particular nas sementes, como por exemplo: No milho, algodão, soja, entre outras.

Cerídeos(ceras):Formados pela associação de ácidos graxos e de álcoois superiores, os cerídeos são produzidos pelos animais e vegetais, sendo mais frequente nos vegetais, sendo que sua principal função no caso dos vegetais é impermeabilização e de proteção contra microorganismos no animais.
Onde os cerídeos são encontrados?

Nas plantas: são facilmente encontradas na superfície das folhas, pétalas e frutos, onde auxiliam na impermeabilização evitando assim a perda de água, principalmente pela evaporização.

Nos animais: Os Cerídeos estão presentes na cera de abelha, que são a matéria prima para a construção da colméia, outro exemplo de onde podemos encontrar os cerídeos é na cera produzida pelo ouvido, cera essa chamada de cerume.

- Lipídios compostos
Formados principalmente pela associação de glicerol e ácidos graxos, além de outra substância.

Como exemplos de lipídios compostos, tempos os cerebrosídios(glicolipídios) e os fosfolípidios(fosfatídios), este último sendo um dos mais importantes, uma vez que são componentes das membranas celulares.

- Lipídios derivados
Substâncias obtidas principalmente através da hidrólise/decomposição dos lipídios simples e compostos, onde podemos destacar os esteróides, onde um dos mais importantes é o colesterol, uma vez que este faz parte da membrana plasmática nas células animais.

São substâncias produzidas na hidrólise ou .


Navegue:
2 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *