Reino fungi-Classificação dos fungos

Conheça um pouco mais a respeito da classificação dos fungos que fazem parte do reino Fungi.


Imprimir

Inscreva-se!

Neste artigo vamos falar um pouco a respeito do reino Fungi, mas especificamente a respeito da classificação dos fungos, que divide-se em Ficomicetos, Ascomicetos, Basidiomicetos e Deuteromicetos.

fungos-classificacaoE antes de entramos em maiores detalhes a respeito das classificações dos fungos, vale a pena conferir um pouco a respeito do modo de vida dos fungos, uma vez que dividimos os mesmo em três tipos: saprófagos(saprófitos), parasitas e os que vivem em mutualismo.

• Fungos Saprófagos: Usufruem-se da matéria orgânica de animais e plantas mortas, e desta forma realizam o papel de decompositores na cadeira alimentar;

• Fungos Parasitas: Diferentemente dos Saprófagos, os parasitas utilizam a matéria orgânica de animais e plantas vivas, e desta forma acabam atuando como agentes etiológicos de inúmeras doenças, tanto em plantas como animais, como por exemplo a ferrugem na laranja e em micoses no ser humano.

• Fungos mutualistas: É o tipo de fungo que acaba realizando mutualismo com outros seres vivos, onde ambos acabam sendo beneficiados.

Fungos Ficomicetos

Possuem uma forma bastante conhecida, que são os bolores, não tem corpo de frutificação, o micélio dos ficomicetos é formado por hifas cenocíticas, ou seja, um citoplasma multinucleado.

A reprodução dos fungos Ficomicetos, pode acontecer de duas formas, assexuada que é realizada através dos esporos(esporulação), e assexuada por conjugação.

Fungos Ascomicetos

Esta é a classe mais numerosa de fungos, que possui uma característica bem importante, que são os esporos(ascósporos), cujo desenvolvimento acontece dentro de hifas especiais chamadas de ascos.

Nesta classe se encontram o Saccharomyces cerevisae, que é a levedura da cerveja e também o Penicillium notatum que responsável pela produção do antibiótico penicilina.

A reprodução desse tipo de fungo acontece por esporulação(forma assexuada) e também pela forma sexuada.

Fungos Basidiomicetos

Nesta classe de fungos encontram-se a grande maioria dos cogumelos, onde a característica principal esta na formação de hifas especiais que são chamadas de basídios.

Existem Basidiomicetos saprófitas e parasitas, entre os saprófitas estão algumas espécies de cogumelos comestíveis, tóxicos e também os alucinógenos.

Já entre os parasitas podemos destacar um Basidiomicetos bastante conhecido na agricultura, especialmente os que atacam o milho e os que produzem ferrugem em diversas tipos de culturas.

A sua reprodução acontece também de suas formas, assexuada(brotamento e esporulação) e sexuada(fusão entre células haplóides compatíveis).

Fungos Deuteromicetos

Também conhecidos como fungos imperfeitos, são fungos saprófito e parasitas que possuem uma característica bem importante, não realizam reprodução sexuada, ou seja, a sua reprodução se dá somente de forma assexuada.

Nesta classe encontramos inúmeros fungos patogênicos, que causam diversos males, como por exemplo os fungos causadores da micose.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *