Tipos de vírus humanos e principais doenças virais

Confira neste artigo os três grupos de vírus e também algumas das principais doenças causadas por eles.


Imprimir

Inscreva-se!

Neste artigo vamos comentar um pouco a respeito dos vírus, seus tipo e também as principais e mais conhecidas doenças causadas pelos mesmo com seus respectivos meios de transmissão.
Tipos de vírus;
Principais doenças virais;

Tipos de vírus

tipos de virusÉ possível dividir a classificação dos vírus em três grupos: adenovírus, retrovirus e arbovírus, vemos na sequencia um pouco mais a respeito de cada um desses grupos.

– Adenovírus: São vírus do tipo DNA, a transmissão do mesmo ocorre por contato direto(transmissão fecal-oral), sendo que o mesmo ainda pode ser transmitido através da água, porém neste último caso com menos frequencia.

O adenovírus geralmente é responsável por causar doenças no sistema respiratório, podendo também causar outras doenças como a cistite, gastrenterite, conjuntivite entre outras.

– Retrovírus: São vírus do tipo RNA, o vírus HIV da AIDS é um vírus do tipo retrovírus, cuja transmissão pode acontecer através do contato sexual(doença sexualmente transmissível), pelo sangue(transfusões ou utilização de seringas contaminadas por exemplo).

– Arbovírus: São vírus que tem como agente transmissor artrópodos, como por exemplo o mosquito do gênero Aedes que transmite o vírus da dengue e da febre amarela, ainda podemos citar como exemplo a Meningite, que também é uma doença causada por arbovírus.

Explicações em vídeo

Lembre-se sempre

> Adenovírus, são do tipo DNA;
> Retrovírus, são do tipo RNA, e a AIDS está relacionada com esse tipo de vírus;
> Arbovírus, transmitido por artrópodes(mosquitos), causam por exemplo a dengue e a febre amarela.

Principais doenças virais e formas de contágio


– AIDS(Síndrome da imunodeficiência adquirida): Contágio acontece através do contato direto com o sangue, fluido preseminal, sêmen, leite materno e muco vaginal de pessoas contaminadas;

– Dengue: Sua transmissão acontece através da picada do mosquito Aedes Aegypti;

– Caxumba: É uma doença viral cuja transmissão é geralmente respiratória, uma vez que os vírus estão presentes em gotículas de saliva, a contaminação também acontece através de contato direto com objetos contaminados.

– Febre amarela: Assim como na Dengue a sua transmissão acontece através da picada do mosquito Aedes Aegypti;

– Gripe: O vírus da gripe é facilmente transmitido, principalmente em ambientes fechados com pouca ventilação, uma vez que o vírus esta presente na saliva de pessoas infectadas, e são transmitidos através da respiração, fala, espirro e tosse.

– Hepatite B(infecciosa):Transmissão acontece através do contato direto com saliva, sêmen, sangue, secreções vaginais e leite materno de indivíduos infectados pelo vírus.

– Poliomielite(paralisia infantil):A transmissão pode acontecer de diversas formas: Através da boca com material contaminado com fezes(fecal-oral), contaminação de alimentos e água por fezes, e também da forma oral-oral, através de gotículas de saliva eliminadas por pessoas contaminadas.

– Rubéola: Contaminação acontece através do contato direto através secreções ou pelo ar por espirros e tosse, visto que o vírus esta presente em gotículas de muco e saliva.

– Sarampo: É uma doença altamente contagiosa, cuja transmissão acontece através do contato direto com o vírus que esta presente em gotículas de saliva, sendo que o contágio também acontece ao compartilhar objetos(copos, talheres, toalhas, etc) e o mesmo ambiente(sala, quarto) com a pessoa infectada.

– Varíola: Transmissão acontece através das vias respiratórias através de gotículas de salivas e também pelo contato com objetos contaminados como roupas, talheres, copos, etc.



Navegue:
19 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *