A importância de saber administrar o tempo

Saber utilizar e organizar o tempo que possui para estudos e trabalho muitas vezes é uma tarefa bastante difícil que requer muita disciplina e força de vontade.


Imprimir

Inscreva-se!

Saber administrar e organizar o tempo do seu dia a dia é fundamental para atingir o sucesso, seja no ambiente de trabalho como profissional, ou como estudante que busca ser aprovado em concorridos vestibulares de universidades/faculdades públicas ou até mesmo em concursos públicos.

Afinal o tempo que acabou de passar não volta mais, ou seja, aquele dia que você ficou com preguiça e deixou de estudar foi perdido não existe mais forma de recupera-lo a não ser que você estude o dobro no dia de hoje.

E no ambiente de trabalho não é diferente, muitas vezes devido a falta de organização em estipular e determinar as prioridades, pode-se correr o risco de gastar muito tempo com atividades menos importantes, e no final do expediente acabar percebendo que o seu dia não foi produtivo.

Por isso vamos trazer algumas dicas que podem te ajudar a melhorar de alguma forma o aproveitamento do seu tempo, para que ele seja mais produtivo, seja para os estudos ou para o trabalho.

Disciplina e vontade de mudar

tempo-relogioAntes de mais nada, se você não esta conseguindo administrar o seu tempo, uma vez que não consegue realizar todas as suas atividades no trabalho ou tarefas de estudo, o primeiro passo e mais importante de todos no meu ponto de vista, é você ter disciplina e vontade de mudar, caso contrário tudo irá por água a abaixo.

Por isso, é fundamentar ter consciência da necessidade de vencer a preguiça e mudar os hábitos, pois de nada adianta possuir uma organização e “roteiro” para o seu dia se não possuir disciplina e vontade de cumpri-lo da forma correta.

Estabelecer critérios

No ambiente de trabalho: Estabeleça e defina quais são as suas atividades mais importante, faça uma relação em ordem decrescente, da mais importante para a menos importante, feito isso verifique a quantidade de horas que possui no seu dia e defina uma quantidade de horas para cada atividade, onde as mais importante devem receber mais tempo e atenção.

Não esqueça de definir um período de tempo para descanso, é fundamental ter pequenos intervalos para descansar e relaxar, assim poder retomar as atividades com mais animo, e o principal descansado(a) sem aquela tensão que surge normalmente após ficar grandes períodos concentrados e trabalhando em uma certa atividade.

Nos estudos: Assim como no trabalho, nos estudos também é necessário definir prioridades, ou seja, definir um maior tempo de estudo para aquelas disciplinas que você julga de maior dificuldade, ou cujas provas estão mais próximas, intervalos para descansos também deve ser considerados, para poder recarregar as baterias e voltar aos estudos com mais foco e concentração.

Ainda sobre estudos, algum tempo atrás publicamos um artigo com ótimas dicas de como passar de ano sem apuros, que vale a pena ler.

Horário mais produtivo

É importante descobrir em que horário do dia você é mais produtivo e consegue concentrar-se melhor para a realização de certas atividades, no trabalho por exemplo, tem momentos do dia em que o telefone não para de tocar, ou existem reuniões mais frequentes, impossibilitando assim uma concentração adequada para certas atividades.

Por isso aproveite esse momento do dia para realizar atividades na qual a concentração não é tão importante, e reserve outro momento do dia, geralmente mais tranquilo para executar atividades que exijam maior atenção, pois assim você irá ganhar em produtividade.

E para quem esta estudando, a regra é bastante semelhante, faça testes e descubra qual o melhor e mais produtivo horário para estudar, onde a concentração e a atenção funciona melhor e aproveite ao máximo esse tempo para estudar matérias mais difíceis e complexas que necessitam de um maior grau de atenção.

Programe-se com antecedência

No trabalho: Se você sabe que determinado dia terá que fazer uma viagem a trabalho, ou terá uma reunião importante que irá fazer com que a sua rotina pré estabelecida venha a ser alterada, podendo vir assim causar acumulo de trabalho, é importante ir se programando o mais cedo possível.

Uma vez ciente de tal compromisso é fundamental refazer uma reprogramação das atividades, rever as prioridades e trabalhar de forma que você possa voltar dessa viagem ou reunião com a menor quantidade de pendências possíveis, e desta forma não exista uma sobrecarga nas suas atividades, que como sabemos acaba gerando inúmeros desconfortos como cobranças e muito estresse.

Nos estudos:Para quem esta estudando a regra também é válida, principalmente para quem esta na escola ou faculdade, onde o período de provas acaba trazendo muitas preocupações, por isso, uma vez ciente da(s) data(a) da(s) prova(s), já vai organizando seus estudos de forma a ir se preparando com antecedência para tais provas, principalmente para as disciplinas que tem mais dificuldades.

Pois com essa organização e preparo você evitar deixar tudo para a última e consegue aproveitar mais e melhor as horas de estudos, sem deixar se levar pelo nervosismo e estresse muito comum quando se aproxima uma prova para a qual você não se preparou adequadamente.

Cursos online

E para finalizar, quem mesmo após ler essas e tantas outras dicas disponíveis na internet, não consegue melhorar a otimização do uso do tempo sozinho, uma outra dica é a realização de cursos online, que são encontrados a preços bem acessíveis e podem ajudar nesse desafio.

É isso pessoal, espero que todas as informações deixadas nesse artigo possam ajudar nesse desafio de administração do tempo e tragam resultados positivos, tanto no ambiente de trabalho, quanto nos estudos.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *