Celulares-Aparelhos importados serão bloqueados pela Anatel

Imprimir

Desde 2014 a Anatel iniciou um processo para realizar o bloqueio de celulares irregulares no Brasil, e agora em 2017 deve iniciar o bloqueio de aparelhos piratas, porém ainda existe muita confusão e dúvidas sobre o assunto, por isso nessa publicação vamos tentar ajudar você entender melhor o assunto, e que celulares serão bloqueados!



Inscreva-se!

O assunto da publicação de hoje é o bloqueio de celulares irregulares pela Anatel no Brasil!

Afinal nas últimas semanas estão sendo publicadas inúmeras notícias sobre o bloqueio de aparelhos irregulares, e isso tem gerado muitas dúvidas, especialmente para aquelas pessoas que já possuem um aparelho importado ou que pretendem comprar um celular lá fora!

O que é um celular pirata

E para começar a tratar do assunto, é importante ressaltar o que é um celular pirata ou irregular!

De maneira bem simplista, podemos considerar um celular pirata, aquele aparelho que não possui um IMEI válido na base da GSMA.

E para quem é leigo no assunto, e não sabe o que é IMEI e muito menso GSMA, vamos trazer uma breve explicação sobre isso para que você possa entender melhor o assunto!

O que é IMEI

IMEI nada mais é que um número composto por 15 unidades, e cada aparelho possui um IMEI único, ou seja, não pode existir nenhum outro aparelho no mundo com o mesmo IMEI, é como se fosse o CPF do seu celular em um nível mundial!

O que é GSMA

GSMA é a Associação Global de Operadoras Móveis, é na GSMA que centraliza-se a base mundial de IMEI, então uma fabricante de celular que faz parte da GSMA, deve cadastrar e atualizar no banco de dados da mesma os IMEI’s de todos os aparelhos que foram fabricados por ela.

Meu celular Chinês será bloqueado?

Agora que você já sabe o que é GSMA e IMEI, você quer saber se aquele seu smartfone top de linha que você importou lá da China será bloqueado ou não!

Então, aparelhos importados, sejam da China, EUA, ou qualquer outro país, que possam registro na GSMA não serão bloqueados pela Anatel!

Aparelhos de marcas chinesas bem conhecidas e vendidas em grandes sites chineses como Xiaomi, One Plus, Huawei, ZTE, entre outras, possuem registro na GSMA, com isso seus IMEI’s são válidos, e além disso conforme divulgado pela Anatel, mesmo eles não sendo homologado no Brasil, possuem essa certificação internacional!

Quais aparelhos que serão bloqueados

Então vai acontecer o bloquei de celulares piratas! Ou seja, celulares que não possuem nenhuma certificação internacional, que não fazem parte da GSMA e que utilizam IMEI falso ou clonados!

Esse tipo de situação é bastante comum de encontrar em aparelho sem nenhuma marca, ou que são réplica de marcas famosas, ou então ainda em aparelhos que foram roubados e tiveram o IMEI alterado por outro para “fugir” do bloqueio que as operados fazem no IMEI de celulares furtados e roubados a pedido de seus proprietários.

O vídeo abaixo trás mais algumas explicações sobre o assunto do bloqueio de celulares pela Anatel, que podem ajudar, e na sequencia veja como consultar o IMEI do seu celular e saber se existe alguma restrição nele ou não!

Como saber o IMEI do meu celular

Para saber qual é o IMEI do seu aparelho, basta abrir o telefone e digitar *#06# vai aparecer na tela qual IMEI do seu celular, caso tenha um aparelho dual chip, serão mostrados dois valores, um para cada slot de chip que você possui no aparelho.

Consultar situação de IMEI

Agora que você já sabe o IMEI do celular, basta acessar a página da Anatel que fica no endereço anatel.gov.br/celularlegal/consulte-sua-situacao ir na opção “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”, informar o seu IMEI e fazer a consulta!

Caso o seu IMEI não tenha nenhuma restrição vai aparecer a mensagem: “Até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso”, já caso exista algum problema com o IMEI, você verá a mensagem: “O IMEI informado possui restrição de uso.”

Agora com todas essas explicações, acredito que não tenha ficado mais dúvidas sobre o assunto, porém vale reforçar sempre, que é importante não confundir celular pirata com celular importado!

Ou seja, você pode importar um celular da China ou de qualquer outro país que ele vai funcionar normalmente aqui! Diferente de um celular pirata, que geralmente entra no país em forma de contrabando, e costuma vir sem marca ou então sendo réplicas de marcas famosas, com materiais de baixa qualidade e sem nenhuma garantia.




Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *