Dicas de como economizar no material escolar

Uma das despesas que mais pesam no inicio do ano é a lista de material escolar, mas seguindo algumas dicas é possível conseguir fazer uma boa economia.


Imprimir

Inscreva-se!

Inicio do ano os gastos familiares sobem bastante, depois das festas de final de ano vem inúmeras contas a pagar como IPTU e IPVA, e junto deles o material escolar que é um gasto bastante pesado para a maioria das famílias.

No entanto os gastos agora podem ser um pouco menor, após a aprovação da Lei n° 12886 de novembro de 2013, que proíbe as escolas de cobrar a marca do material e também impede que as mesmas solicitem a compra de produtos de uso coletivo.

E mesmo com a aprovação dessa lei, os pais devem estar sempre atentos no momento da compra do material escolar para evitar desperdícios, ainda mais em uma época com tantas contas à pagar, por isso preparamos uma relação com diversas dicas para economiza no momento da compra do material escolar.

Dicas para poupar na lista do material escolar


– Não leve seus filhos as compras: Essa é uma das principais dicas para quem deseja gastar menos nas compras escolares, uma vez que as crianças geralmente acabam querendo os produtos da “moda”, que vão desde a estampa do caderno a mochila, e geralmente estes produtos possuem preços bem mais altos que os tradicionais sem estampas ou marcas famosas.

– Faça orçamentos em várias papelarias:Essa é quase uma regra para quem deseja economizar no material escolar, leve a sua lista em vários locais e solicite um orçamento, solicitando inclusive as formas de pagamentos e condições, caso possua dinheiro para pagar a vista comente com o vendedor a sua intensão e solicite um bom desconto.

– Compare produtos, marcas e preços: Seguindo a mesma lógica da primeira dica de não levar os filhos as compras, é fundamental que os pais comparem os preços dos produtos antes da compra, uma lapiseira por exemplo, pode variar de 3 reais à 20 reais, se ambas cumprem seu papel, porque gastar um valor quase 7 vezes maior?

O mesmo vale para cadernos, lápis de cor e praticamente toda a lista, basta ter um pouco de paciência e tempo para fazer esse levantamento e comparações e o resultado será surpreendente e a economia que você irá fazer com certeza irá valer muito apena todo esse empenho.

– Livros usados: Um dos itens que mais pesam na lista do material escolar são os livro, a dica para economizar aqui é buscar livros usados que estejam em bom estado de conservação, muitas papelarias, livrarias e sebos disponibilizam inúmeros livros que podem ser comprados a preços bem interessantes, sendo que em alguns os pais podem levar os livros antigos de seus filhos que são aceitos a base de troca o que gera uma economia bastante interessante e significativa no final.

– Várias listas:Tentar buscar descontos coletivos, ou seja, combinar com outros pais, quanto mais melhor, para irem com suas listas e solicitarem orçamento para fechar toda a compra do material na loja, geralmente os gerentes consegue bons descontos nestes casos, por isso vale muito a pena tentar.

– Antecipe as compras:A dica final é antecipar o que for possível, principalmente no final do ano, quando papelarias e livrarias ainda estão com estoques antigos, por isso aproveite essa época para comprar materiais que com certeza estarão na lista de seus filhos como cadernos, canetas, lápis, mochila, etc, pois fazendo essas compras “fora de época”, além de evitar filas com certeza encontrará preços melhores e mais baratos do que no momento de volta as aulas.

Como vemos existem inúmeras dicas que podem ajudar e muito no momento da compra do material escolar do seu filho, seguindo cada uma dessas no final o desconto será bem significativo e sobrará mais dinheiro no seu bolso para pagar outras contas e assim ter um ano mais folgado financeiramente. Boas compras a todos.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *