Como fazer um discurso de homenagem aos amigos

Criar uma homenagem para os amigos da escola ou da faculdade na formatura é um privilégio, uma vez que as suas palavras ficaram marcadas e registradas para sempre na lembrança de todos.


Imprimir

Inscreva-se!

Um dos momentos mais emocionantes e importantes da vida de qualquer estudante, é a sua formatura, seja do ensino fundamental, médio e especialmente do ensino superior.

Afinal é o fechamento de um ciclo, para inicio de um novo, e por isso as formaturas rendem inúmeras homenagens e agradecimentos a todos que participaram e auxiliaram nessa conquista, como professores, pais e amigos.

E neste artigo vamos tratar justamente sobre uma homenagem bem emocionante que não pode faltar em nenhuma formatura, que é a homenagem aos amigos, esses que estão se formado agora e que durante vários anos tiveram uma relação muito próxima.

E geralmente é incumbido um(a) formando(a) para realizar tal discurso de homenagem, e este tem a missão de criar um texto original, criativo e que tenha o “poder” de emocionar a todos, tanto formandos, quanto pais, amigos e demais convidados que se encontram na platéia.

E sabendo desse desafio, trazemos neste artigo algumas dicas que podem ajudar você buscar inspiração e criar um discurso de homenagem aos amigos emocionante!

Busque lembranças do curso

como-fazer-homenagem-amigosEsse é um dos primeiros passos a ser dado, tente lembrar e buscar histórias legais e até mesmo engraçadas que aconteceram durante o curso, festas, acontecimentos, encontros, churrascos enfim, e coloque em uma folha de papel o que aconteceu de interessante e também o nome das pessoas envolvidas com o fato específico.

E não precisar ser somente coisas que aconteceram em festas, pode ser algo de diferente ou engraçado que aconteceu na faculdade, em determinada prova ou disciplina por exemplo.

E como tudo nessa vida tem o lado negativo, não deixe de anotar também as dificuldades e os desafios que enfrentaram juntos durante os anos da faculdade ou da escola.

Tente relacionar todos esses fatos em ordem cronológica, de forma que depois você possa encaixar tais fatos em seu texto do inicio para o fim.

Características específicas da cada formando

Toda turma de escola ou faculdade é muito heterogenia, ou seja, cada aluno possui características bem específicas, tem aquele(a) que é mais estudioso(a), tem aquele(a) que tiras ótimas notas mas conversa bastante, já outros(as) que vivem reclamando com o professor por causa de nota, ou aqueles(as) que não são de conversar muito, aquele(a) que gosta sempre de ajudar nos trabalhos, etc.

Desta forma, faça uma lista com o nome de todos os formando e relacione ao lado as características mais importantes de cada um(a), características essas que você acredita que todos iram lembrar e se identificar ao ouvirem.

Claro, que se a sua turma de formando for muito grande, com mais de 30 pessoas por exemplo, quem sabe seja inviável relacionar e citar a todos na homenagem, neste caso o melhor a fazer é tentar criar uma homenagem mais genérica utilizando e explorando mais o item anterior(lembranças do curso).

Mais detalhes

Especialmente em formaturas de faculdade, é comum estarem na platéia amigos que fizeram parte da turma que esta se formando, mas que acabaram ficando pelo caminho, seja porque reprovaram em alguma matéria, mudaram de curso ou realizaram intercambio e com isso não se formaram no mesmo.

Não deixe de lembrar desses colegas e amigos em seu discurso de homenagem, não é necessário citar nomes, basta colocar uma breve citação lembrando das pessoas que estão ali, mas que por algum motivo não podem estar comemorando hoje a formação com vocês.

Frases de efeito

É muito interessante terminar seu discurso com frases de efeito, que tenham um pouco haver com a sua turma, pode ser uma frase criada por você mesmo, ou dita por algum escritor famoso.

Pois assim você fechara seu discurso com chave de ouro, e com certeza irá arrancar aplausos e até mesmo algumas lágrimas!

Criando sua homenagem

Uma vez feito um rascunho com as informações que você conseguiu com as dicas anteriores, é o momento de você juntar todos esses pedaços, e criar o seu texto de homenagem.

Ou seja, fazer com os fatos marcantes do curso se entrelacem com quem esta formando, com as características de cada um, sempre começando pelo inicio do curso, e vindo acabar no momento da formatura, como se fosse uma retrospectiva de tudo o que aconteceu durante esses vários anos de faculdade/escola.

E lembre-se a homenagem tem que fazer sentindo para os(as) amigos(as), que estão se formando, então não se preocupe caso o seu discurso possa não faça muito sentido para quem esta na platéia e não conhece a turma, afinal a homenagem é para os amigos!

Exemplo de discurso de homenagem ao amigos

Agora que você já tem algumas dicas de como começar a sua homenagem aos amigos, vale a pena ler e conferir uma homenagem aos amigos que aborda de forma bem ampla todas as dicas que deixamos aqui anteriormente, por isso recomendo a leitura do seguinte texto disponível : www.tudolink.com/formatura-texto-de-homenagem-aos-amigos/ .

Tenho certeza que o texto ajudará e muito ter idéias para criar a sua homenagem aos amigos da escola ou faculdade e “encaixar” todas as dicas que deixamos nesta página.



Navegue:
2 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *