Como habilitar placa de video offboard notebook

Notebook’s que possuem duas placas de vídeo geralmente alternam automaticamente para a placa de vídeo dedicada caso exista necessidade de maior capacidade de processamento.


Imprimir

Inscreva-se!

Com a evolução de softwares de edição e games, cada vez mais é necessário uma capacidade maior de processamento, especialmente quando o assunto são gráficos e edições de vídeos e imagens, por isso é bastante comum encontrar no mercado notebook’s com alta capacidade de processamento, equipados com placas de vídeo dedicadas para realizarem o processamento em situações mais pesadas, como os gráficos de jogos ou renderização de programa de edição de vídeo por exemplo.

E para quem comprou um notebook com placa de vídeo dedicada(offboard), e esta em dúvida a respeito do seu funcionamento, e como ativa-la para programas específicos, trazemos na sequencia algumas informações que com certeza iram ajudar você a entender e tirar suas dúvidas sobre as placas de vídeo offboard que acompanham alguns notebooks.

Como funciona a placa de vídeo dedicada no notebook

Antes de entrar na questão de configurações e detalhes de ativação, é importante que você entenda alguns detalhes sobre o assunto, as placas de vídeo offboard no notebook, funciona de uma forma um pouco diferente dos pc’s(computadores de mesa), pois nos pc ao configurar uma placa off, você simplesmente pluga o cabo vga nela e estará sempre utilizando ela, independente do programa que esteja rodando no momento.

Já nos notebook’s, é como se as duas placas de video, on e off estivessem ligadas no mesmo monitor, e a placa dedicada entra em ação somente quando for necessário.

Mas por que isso?
A resposta para esse tipo de questionamento é bastante simples, economia de energia, principalmente quando o notebook esta funcionando somente na bateria, afinal qual a lógica de ficar gastando energia e processamento da placa dedicada para navegar na internet ou enquanto você escreve um texto no word por exemplo?

E é nesse momento que muitos usuários, principalmente os mais leigos acabam achando que a placa offboard do notebook esta com problemas ou não funciona direito, pelo simples fato dela não ficar constantemente ligada.

Ativar a placa de vídeo dedicada no notebook

O gerenciamento de qual programa vai utilizar a placa de vídeo offboard do notebook é feito de forma automática pelo drive da placa, geralmente jogos e programa de edição são automaticamente reconhecidos e marcados para que a placa offboard funcione para eles, porém é possível adicionar ou remover programas dessa lista e alterar algumas configurações a respeito de como cada um irá utilizar os recursos da placa, cada fabricante disponibiliza juntamente com o drive um gerenciador para isso.

Primeiro passo: Por isso ao comprar um notebook com placa de vídeo dedicada, o primeiro passo é entrar no site oficial do fabricante da placa e baixar o último drive atualizado, feito isso será criado um atalho para o gerenciamento da sua placa off, esse icone geralmente fica ao lado do relógio, lá então será possível encontrar a relação de programas que automaticamente irão utilizar a placa de vídeo dedicada do seu equipamento.

Para ajudar a entender melhor como tudo funciona, trazemos abaixo um vídeo onde é mostrado como desativar e ativar a placa de vídeo Nvidia GeForce GT 750M em um notebook Dell modelo 14R-5437-A20.

Ativando placa dedicada NVidea notebook Inspiron da Dell

Como vemos o vídeo acima mostra um passo a passo para a placa NVidea, mas o processo para outros modelos e marcas de placa segue a mesma lógica.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado das dicas e informações que elas possam ter esclarecido todas as suas dúvidas e até mesmo problemas que você tenha enfrentado a respeito da utilização da placa de vídeo dedicada em notebook’s.



Navegue:
Um comentário

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *