Como identificar uma pirâmide financeira

Promessas de lucro fácil e sucesso financeiro são somente algumas características das piramides financeiras.


Imprimir

Inscreva-se!

No artigo de hoje vamos tratar de um assunto de grande importância, que são as pirâmides financeiras, que surgem de tempos em tempos e acabam fazendo inúmeras vítimas.

Um negócio ou empresa que opera com base em uma pirâmide financeira, não é sustentável a médio e longo prazo, visto que para a sobrevivência da empresa, é preciso que novas pessoas entrem no esquema, uma vez que seus produtos possuem um baixo valor agregado e somente com a venda dos mesmos não seria possível a empresa pagar as “gordas” comissões e bônus a seus divulgadores.

Por isso quanto mais tempo essa pirâmide sobreviver, maior será a sua base(pessoas que entram no final), e consequentemente mais pessoas serão afetadas e ficaram literalmente no prejuízo.

Por isso nesse artigo, vamos falar a respeito das características desse tipo de negócio, para que assim você possa analisar e identificar uma piramide e não venha a cair no “canto da sereia” do dinheiro fácil.

Características de uma piramide financeira

piramide-finaceira-de-dinheiro– Promessas de lucros fáceis e rápidos;
Essa é uma característica muito comum, existente em todas as piramides, é aquela velha conversa de lucro fácil e fácil, sem muito esforço ou trabalho, é o popular “canto da sereia”, que visa atrair principalmente aquelas pessoas ambiciosas que buscam uma ascensão financeira rápida, uma vez que são prometidos retornos bem acima da média de outras aplicações financeiras tradicionais.

Aqui vale aquele velho ditado, que diz: “Quando a esmola é de mais, o santo desconfia”, então, quando alguma pessoa, até mesmo amigo ou parente, vir com essa conversa de dinheiro rápido e fácil, sinal amarelo, pois você pode acabar entrando em uma fria.

– Grandes promessas e realização de sonhos
Todos nós possuímos sonhos, seja com a casa própria ou com um carro do ano, e sabendo disso, algumas empresas acabam indo direto nesse ponto, e em alguns casos acabam realizando uma verdadeira lavagem cerebral nas pessoas, que geralmente alimentadas pela ganância e ambição acabam colocando o pouco que tem nesses esquemas, e o pior, em alguns casos colocam até o que não possuem, realizando empréstimos de grandes quantias.

E quanto a pirâmide rui, acaba perdendo tudo, e ficando com dívidas.

– Pagar para trabalhar
Outra característica muito comum de empresas que operam com base em uma piramide financeira, é a necessidade de você ter que desembolsar um certo valor para entrar no “esquema”.

Então se você tem que pagar algum tipo de valor inicial, para poder fazer parte de uma equipe de vendas ou de divulgadores, é importante ter muita atenção e buscar mais informações a respeito da empresa, pois você pode correr o risco de estar entrando em uma pirâmide financeira.

– Foco em divulgadores
Se a empresa em questão, tem como foco e incentivo principal chamar mais pessoas para se tornarem divulgadores, do que no produto que ela comercializa, muita atenção, pois como citado no inicio dessa matéria, isso quer dizer que a empresa só sobrevive com o ingresso de novas pessoas e não somente com a venda de seus produtos.

Pirâmides financeiras vs Marketing multinível

É comum muitas empresas dizerem que trabalham com base no MMN(marketing multinível), que é uma pratica legal, no entanto, se a empresa em questão não possui um patrimônio líquido de garantia real para sustentar as operações e utiliza a entrada de novos clientes(divulgadores) para pagar os antigos, esta aqui caracterizada uma pirâmide.

Lembre-se, a empresa deve-se sustentar e pagar as comissões somente com os produtos que vende!

Como se proteger e não cair em golpes

É desconfie sempre! Sempre fique com pé atrás e desconfie de propostas tentadoras que prometem grande retorno, não acredite em tudo o que dizem para você, especialmente de amigos e parentes, uma vez que as pirâmides financeiras funcionam muitas vezes na base da confiança, onde as pessoas acabam acreditando e confiando naquele velho amigo ou parente que vem oferecer uma forma “milagrosa” de ganhar dinheiro fácil e mudar de vida.

Busca informações da empresa em sites como o Reclame Aqui e Reclamão, também ajudam a saber um pouco mais da empresa.

Outra dica também é buscar orientações no PROCON da sua cidade a respeito de queixas da empresa.

Identificando uma pirâmide explicações em vídeo

Por fim, lembre-se, se existe muita desconfiança de sua parte, se os negócios da empresa não são bem claros, o melhor a fazer é não colocar nenhum centavo do seu dinheiro nela, mesmo que existam inúmeras promessas, afinal é melhor ficar com esse pouco que tem aplicado na poupança por exemplo, do que acabar perdendo esse pouco que possui em empresas que operam como pirâmides financeiras, afinal mais cedo ou mais tarde, ela vai cair e quando isso acontecer, dificilmente você irá conseguir reaver o dinheiro nela aplicada.



Navegue:
Um comentário

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *