Como saber a velocidade da internet contratada

Descobrir qual a velocidade real da sua internet é muito simples e não necessita instalação de nenhum programa adicional, podendo ser feito diretamente pela internet.


Imprimir

Inscreva-se!

Ao adquirir um internet ADSL, via cabo, sem fio, etc, muitas pessoas tem dúvidas a respeito de qual a velocidade da sua conexão, e para ajudar a descobrir as quais as velocidades de download e upload de sua internet, trazemos nesse artigo algumas opções na qual é possível tirar as suas dúvidas, por isso vamos dividir esse artigo nos seguintes tópicos:
Primeiro passo;
Via Copel;
Via EAQ;
Via Intel;

Primeiro passo

Antes de iniciar os testes em sua conexão, é fundamental que você feche todos os navegadores de internet, e interrompa todo e qualquer download ou upload que esteja realizando para que isso não influencie o resultado final do teste.

O mesmo vale se você compartilha a internet com outras pessoas na sua casa, verifique se ninguém esta usando a internet no momento do teste, de preferencia desligue os demais computadores para evitar assim que algum possa estar baixando atualizações do sistema operacional ou do anti-vírus por exemplo.

Agora que você sabe dos procedimentos, vem a pergunta, será que recebendo a velocidade de internet contratada? Veja as diversas opções para você testar a sua conexão.

Teste velocidade Copel

A Copel(Companhia Paranaense de Energia), possui uma divisão de telecom, na qual fornece conexão de alta velocidade via fibra óptica para diversas cidade paranaense, e também disponibiliza a todos, uma ferramenta de teste de conexão em speedtest.copel.net.

Ao acessar a página acima, basta seguir as orientações de fechar todo e qualquer download, ou atualização, evitar utilizar a rede sem fio da sua casa, ou seja, conectar o computador via cabo diretamente no seu roteador e clicar no botão “Iniciar teste”, para aguardar os resultados de sua velocidade.

Reprodução página de testes Copel.

Reprodução página de testes Copel.


Teste velocidade EAQ

A EAQ, Entidade Aferidora de Qualidade de Banda Larga, também disponibiliza uma ferramenta na qual é possível verificar diversos detalhes de sua conexão banda larga como:

– Velocidade de download;
– Velocidade de upload;
– Latência (UDP);
– Jitter (UDP);
– Perda de pacotes (UDP);

Para utilizar a ferramenta de testes da EAQ, basta acessar a página brasilbandalarga.com.br/index.php/speedtest

Teste de velocidade Intel

teste-intel
A Intel, também oferece em seu site oficial um recurso onde é possível realizar testes de conexão de sua banda larga, e assim como nos demais casos a sua utilização é super simples rápida e fácil.

Para usar essa ferramenta da Intel, basta acessar a página de teste de conexão Intel, clicar no botão “Iniciar” e aguarda para que seja exibido o resultado.

Teste de velocidade CTBC, Sercomtel, GVT e outras

Independente de qual empresa que fornece conexão banda larga em sua residência, é possível realizar o teste de conexão com as dicas que deixamos acima, lembrando é claro que além dessas três sugestões deixadas anteriormente, existem inúmeras outras ferramentas atualmente disponíveis na internet que ajudar a aferir a velocidade de sua conexão.

Então é isso, espero que tenham gostado das dicas aqui deixadas e que agora você possa testar e saber mais a respeito de quanto é a sua internet, dúvidas e sugestões, aproveitem e enviem seus comentários.



Navegue:
Um comentário

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *