Como saber meu peso ideal calculando o IMC

É possível descobrir de forma bastante simples e rápida utilizando a tabela do IMC qual o peso ideal para a sua altura.


Imprimir

Inscreva-se!

Para quem deseja saber de forma bastante simples e rápida o seu peso ideal para a sua altura, uma ótima ferramenta é a utilização do famoso IMC, que é o Índice de Massa Corporal, apesar dele não avaliar alguns fatores, como massa muscular e taxa de gordura, serve como parâmetro e dá uma boa ideia se você precisa perder peso ou não.

E o funcionamento do IMC é muito simples, basta realizar algumas operações matemáticas para chegar ao resultado, e depois confrontar esse valor em uma tabela para saber em qual faixa de peso você se encontra, se precisa ganhar, perder ou manter o seu peso atual.

Calculando o IMC

A formula do IMC é bem simples:

IMC = peso/altura²;

Ou seja, para chegar ao valor do seu IMC, basta dividir o seu peso em kg, pela sua altura em metros ao quadrado.

Exemplo de calculo do IMC:
Vamos imaginar uma pessoa que possui 1,8 metros de altura e 75kg.

– Primeiro passo: Calcular a altura², que nada mais é que 1,8 x 1,8 = 3,24 . Para quem tem dificuldades com a matemática pode fazer essa conta facilmente com a ajuda de uma calculadora.

– Segundo passo: Agora como temos a altura² vamos aplicar os valores a formula:

IMC = peso/altura²;
IMC = 75 / 3,24;
IMC = 23,14

tabela-imc-classificacao– Terceiro passo: Uma vez feito o calculo, e obter o valor do IMC, vamos ao terceiro passo que é verificar em qual faixa de peso seu IMC se encontra, para isso basta utilizar a tabela do lado esquerdo.

Agora identifique em qual classificação seu IMC se encontra, caso ele esteja:
– Abaixo de 18,5: Isso significa que você precisa ganhar um pouco de peso, uma vez que você esta muito magro(a), e magreza de mais também não saudável e faz mal para saúde, neste caso é fundamental rever a sua dieta e quantidade de calorias ingeridas diariamente, buscar ajuda com um nutricionista ou consultar um médico é fundamental para que possa buscar orientação da melhor dieta para o seu caso;

– Entre 18,5 a 25: O seu peso esta normal para a sua altura, isso quer dizer que não precisa perder nem ganhar peso, basta manter seu peso atual seguindo uma dieta equilibrada aliada a exercícios físicos;

– Entre 25 a 30: Momento de acender o sinal amarelo, visto que você esta com excesso de peso também chamado de sobrepeso, é importante muita atenção caso seu IMC esteja nessa classificação, uma vez que ainda é mais fácil voltar ao peso normal, aliando uma alimentação mais saudável com atividade física.

Por outro lado caso continue sem se cuidar as chances de avançar para a próxima classificação que é de Obesidade de grau I são grande, por isso caso esteja tendo dificuldades em manter ou perder peso, busque ajuda médica especializada, uma vez que você pode ter outros problemas de saúde, como alguma alteração hormonal que facilita o ganho de peso e dificulta a perda do mesmo.

– Entre 30 a 35: Obesidade de grau I, isso significa que você já deixou a categoria de sobrepeso e esta no primeiro nível da obesidade, é importante buscar maiores informações com um profissional de saúde para fazer alguns exames e iniciar desde já uma dieta mais saudável e começar a pratica de exercícios físicos, caso contrário as chances de continuar a ganhar peso são grandes.

– Entre 35 a 40:Obesidade de grau II;

– Acima de 40: Obesidade de grau III, é a pior situação de todas, nesta classificação a pessoa já encontra-se na chamada obesidade mórbida pesando centenas de quilos.

A cirurgia de redução de estomago por exemplo pode ser indicada para pessoas com Índice de Massa Corpórea(IMC) acima de 35.

E para concluir em nosso exemplo hipotético, uma pessoas com 1,8 m e 75 kg possui um IMC 23,14, o que a coloca na classificação de peso normal, visto que seu IMC esta entre 18,5 e 25.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *