Como saber o IP do PC

Quando o assunto são endereçamentos IP’s é importante saber distinguir o que são ips públicos e privados, e onde encontra-los.


Imprimir

Inscreva-se!

Como algum tempo atrás publicamos um artigo bem completo a respeito de como saber o mac adress do seu equipamento, neste artigo vamos tratar de um assunto bastante básico que é o IP, mas de grande importância para os menos experientes, e principalmente para aquelas pessoas que estão tento os primeiros contatos com o estudo a internet, computadores, configurações etc.

O que é o IP

A sigla IP, significa Internet Protocol ou Protocolo de internet, traduzindo para o português, o IP, é como se fosse a identidade do equipamento na internet ou em uma rede privada(rede do trabalho, casa, etc), ou seja, cada equipamento possui um IP único, desta forma não possível que duas máquinas possuam IP’s iguais na mesma rede, pois é através dele que os equipamentos(computadores,impressoras,etc), se comunicam e assim conseguem entregar a informação para o equipamento correto.

Mas bem, não vamos nos aprofundar na parte teórica do assunto, afinal não é esse o objetivo desse artigo.

Então vamos a parte prática, que é o que interessa, que é como descobrir o endereço IP do seu equipamento.

Descobrindo o IP

Antes de mais nada é fundamental saber e lembrar que quando falamos em IP’s, temos os IP’s públicos e privados, os públicos são ip’s válidos na internet e os privados são os ip’s existentes em uma rede local privada, como a rede de computadores de uma empresa e até da sua casa.

E saber essa diferença é fundamental para saber identificar qual é o ip visível na internet e qual é o ip do equipamento na rede local.

Exemplo: Em sua casa você possui banda larga e tem um modem roteador, esse equipamento esta ligado na internet e compartilha conexão para três equipamentos em sua casa.

Imaginando essa situação, cada um dos três equipamentos possui um ip privado(não são visíveis na internet), e seu modem/roteador também possui um IP privado(gateway) e também um publico, que é visível na internet, conforme ilustração abaixo:
qual-meu-ip

Agora que sabemos onde estão os ip’s públicos e privados da sua casa, vamos aprender como descobrir quais são eles.

Qual meu ip

Para descobrir qual o IP do seu computador, esteja ele ligado diretamente a internet pu em uma rede local, é muito simples, basta acessar o prompt de comando do MS-Dos, em versões abaixo do Windows 7, bastar em “Inicia” -> “Executar”, na caixa de diálogo digitar “cmd”, sem aspas.

Já no windows 7 ou superior, basta digitar esse comando na caixa de busca.

Feito isso será aberta a tela do ms-dos, que é toda preta, nela basta você digitar o comando ipconfig, e pressionar ENTER, feito isso você terá a relação de endereçamento de todas as suas placas de rede, algumas poderão estar com as informações zeradas, isso é normal, por exemplo um notebook que tem duas placa de rede uma wireless e outra UTP, a que estiver conexão terá os valores e a outra que não esta conectada estará zerada.

Pois bem uma vez executado o comando, você deve procurar a placa que encontra-se conectada, conforme exemplo na imagem abaixo:
ipconfig
Na imagem acima temos as seguintes informações:

Endereço IPv4 : 192.168.0.103
Máscara de Sub-rede: 255.255.255.0
Gateway Padrão : 192.168.0.1

Sendo que o Endereço IPv4, é o IP do nosso equipamento na rede local, e o Gateway Padrão, é o endereço do roteador na rede internet que esta fornecendo os endereçamentos e compartilhando a internet, lembrando que como vimos anteriormente, no roteador encontramos também outro IP que é o IP publico e válido na internet.

Como saber qual o ip do roteador

Agora para quem deseja saber qual é o ip real do seu modem/roteador na internet, pode conseguir essa informação de diversas formas, uma seria acessar diretamente interface do seu aparelho, outra através de sites que fornecem essa informação.

E para que esse artigo não venha a ficar muito extenso, confira abaixo um vídeo bem interessante e muito explicativo sobre como saber e descobrir o seu ip interno e externo.

É isso pessoal, esperam que tenham gostado de todas as explicações aqui publicadas, e como podemos perceber o assunto é bem interessante e muito importante quando o assunto são computadores. Bons estudos e testes a todos.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *