Dicas para passar de ano na escola-faculdade

Após descansar bastante nas férias, chegou o momento de encarar mais um ano letivo, e a seriedade e a disciplina são fatores importantes para ter um ano tranquilo sem exames e preocupações no último bimestre.


Imprimir

Inscreva-se!

Ao inicio de mais um ano letivo, é fundamental que você estudante, seja do ensino fundamental, médio ou superior prepare-se e tenha em mente que é fundamental levar a serio os estudos, principalmente as primeiras provas, uma vez que venha tirar uma nota muito baixa, terá que correr o semestre ou o ano todo para recuperar a média, e assim não ficar de exame, ou na pior das hipóteses vir a reprovar em alguma disciplina.

E como todos sabem, no final de ano as coisas geralmente podem acabar se complicando, principalmente se você estiver no final do seu curso, são vários trabalho e provas e caso precise de muita nota em alguma matéria, o desespero acaba batendo forte e isso acaba prejudicando ainda mais.

E sabendo disso, vamos trazer na sequencia diversas dicas e sugestões, para que você possa passar de ano no colégio ou na faculdade, sem apuros e noites mal dormidas estudando ou pensando naquela prova difícil.

Como passar de ano fácil

dicas-passar-de-ano-escola
– Primeiras provas:
O grande segredo para ter um ano letivo tranquilo na escola ou faculdade, é começar bem o inicio de ano, ou seja, ir bem nas primeiras provas, no entanto muito alunos acabam demorando um certo tempo para entrar no ritimo, pois acabaram de voltar das férias, reencontram amigos que não viam algum tempo, papo vai papo vem, brincadeiras aqui e ali, e quando percebem as primeiras provas chegam e acabam levando “ferro”, e com isso terão que correr atrás do prejuízo o ano todo para recuperar a nota.

Por isso, foco e atenção nas primeiras provas podem fazer toda a diferença para que no final do ano você venha a ter mais tranquilidade.

– Não deixe para a última hora:
Existe uma prova marcada para daqui 40 dias, como ainda vai demorar para chegar, é comum os estudantes acabarem deixando ela de lado, sem dar muita importância, no entanto essa data irá chegar e quanto mais perto da prova menos tempo você tem para absorver o conteúdo.

Por isso não deixe para estudar somente próximo as provas, vai estudando desde já o conteúdo com calma sem pressão, com certeza desta forma, estudando com antecedência você irá dominar o conteúdo com mais facilidade, sem atropelos e preocupações que são muito comuns quando deixa-se para estudar em cima da hora.

– Atenção nas aulas:
Isso é fundamental, se você prestar atenção nas aulas, realizar anotações, perguntar ao professor sempre que tiver dúvidas, terá menos dificuldades depois, ou seja, não irá precisar estudar tanto, pois tudo o que é cobrado na prova, o professor deu em sala de aula, por isso aproveite ao máximo esse momento, questione sempre, participe das aulas e deixe para conversar com seus amigos e amigas no intervalo.

– Converse com o professor:
Como comentado no tópico anterior, questionar o professor durantes as aulas é fundamental para tirar as suas dúvidas, porém se por algum motivo você não conseguiu tirar aquela dúvida que tinha, procure o professor assim que acabar a aula e converse rapidamente sobre a sua dúvida, com certeza ele irá te ajudar.

– Revise sempre:
Em casa tire um tempo do dia pra revisar as aulas que teve, pois isso ajuda a fixar ainda mais o conteúdo que você acabou de aprender e desta forma já estará estudando para as provas que viram.

Além de revisar o conteúdo que já estudou, sempre leia as aulas que terá no dia seguinte, pois desta forma você vai para a sala de aula sabendo do que se trata o assunto e assim o aprendizado se torna ainda mais fácil.

– Disciplina:
E por fim, um dos itens mais importantes de todos, a disciplina, pois sem ela você não consegue realizar os itens anteriores, uma vez que é necessário disciplina para se concentrar na sala de aula, para revisar as matérias que teve e vai ter, etc.

E algo que atualmente tem sido um grande vilão dos estudantes, é a internet, uma vez que é muito comum estudantes abrirem ela para pesquisar sobre seus trabalhos escolares e acabarem caindo em redes sociais, filmes e jogos que não tem qualquer relação com a atividade escolar que estão desenvolvendo, por isso é necessário disciplina e muito foco, para não perder preciosas horas de estudo com atividades que não iram agregar em nada naquele momento.

Dicas em vídeo

Para quem leu mas mesmo assim ainda esta com dúvidas, preparamos o vídeo abaixo tratando do assunto abordado neste artigo, para facilitar ainda mais o entendimento.

Então é isso pessoal, com essas dicas todas que foram deixadas acima, tenho certeza que é possível passar de ano facilmente, e lembre-se que para isso acontecer só depende de você, bons estudos a todos!



Navegue:
2 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *