O que faz um fiscal de concurso público

Trabalhar como fiscal em concursos públicos é uma ótima maneira de conseguir um bom dinheiro extra no final de semana, porém muitas pessoas tem dúvidas a respeito do que realmente faz um fiscal em concursos públicos.


Imprimir

Inscreva-se!

A grande maioria das pessoas já realizou concurso público, e com certeza tenha uma boa noção do que acontece antes e durante a realização das provas, como a validação do nome e documento do candidato ao entrar na sala de prova, em alguns casos a coleta de digitais durante a prova, a assinatura da lista de presença e também do cartão de respostas(gabarito).

Já aqueles candidatos que necessitam ir ao banheiro são geralmente acompanhado por pessoas que encontram-se nos corredores, sendo que em alguns concursos existe até mesmo detector de metais nos banheiros para evitar que algum candidato possa utilizar algum aparelho eletrônico para se comunicar.

Essa é a visão de quem esta fazendo o concursos, e praticamente responde a resposta principal desta matéria, que esta relacionada ao que faz um fiscal de concurso público!

Por isso, se você irá trabalhar pela primeira vez como fiscal de concurso público não se preocupe, apesar de ser uma grande responsabilidade, o trabalho é bastante simples, mas para que você fiquei mais por dentro do assunto, vamos trazer na sequencia uma visão mais geral a respeito do assunto.

Sendo fiscal de concurso público

– Contato de horário e local: A empresa responsável pela organização do concurso estará informando primeiramente qual o local que você deve se apresentar e o horário, lembre-se fiscal de concurso é o primeiro a chegar e o último a sair, geralmente o horário estabelecido é superior a uma hora da abertura dos portões, para que a organização do concurso possa passar todas as orientações aos fiscais.

– Fiscal de sala ou corredor:Antes do concurso começar é feita a distribuição dos trabalhos, as pessoas responsáveis pela organização perguntam quem deseja trabalhar como fiscal de sala ou de corredor.
Fiscal de corredor:São as pessoas que tiram dúvidas dos candidatos que estão entrando no local das provas, como onde ficam os banheiros, sala das provas e também durante o concurso acompanham os candidatos que desejam ir ao banheiro.

– Fiscais de sala: São os responsáveis por conferir a documentação dos alunos ao entrarem na sala, dão as orientações iniciais antes da prova, como de desligar aparelhos eletrônicos, celulares, e demais detalhes relacionados ao concursos, regras de horários, entregam as provas, cartões de respostas e colhem assinaturas e digitais caso necessário, informam o horário no quadro da sala de aula para que os candidatos possam saber a respeito do tempo da prova, recebem os cartões respostas ao término do concurso etc.

Nunca fui fiscal de concurso o que fazer

Fica tranquilo(a), todos os fiscais recebem dos organizadores um check-list, que na verdade é um passo a passo, de tudo o que devem fazer antes, durante e após o concurso, ou seja, não tem muito segredo, basta seguir esse roteiro que tudo da certo!

E o importante é não preocupar-se, afinal em caso de dúvidas ou de qualquer outro tipo de problema, basta pedir ajuda ou informações ao pessoal da coordenação do concurso que com certeza irão ajudar, então fica tranquilo(a), e vai ser fiscal do concurso sem medo ou preocupações, afinal o valor pago para quem é fiscal de concurso geralmente é bem interessante e vale muito a pena fazer essa “hora extra”.



Navegue:
3 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *