Psicotécnico do Detran

Para quem deseja tirar a primeira habilitação, antes de começar as aulas práticas de direção é necessário ser aprovado no teste Psicotécnico do Detran e este gera muitas dúvidas e preocupações a quem irá enfrentar o processo.


Imprimir

Inscreva-se!

Algum tempo atrás publicamos aqui no seusaber.com.br um artigo comentando a respeito da prova teórica do Detran, que é um dos últimos passos antes de conquistar a carteira de habilitação temporária.

E na publicação de hoje, vamos novamente abordar o assunto que é a primeira habilitação, porém falaremos a respeito do teste Psicotécnico do Detran, teste este pelo qual todos que desejam conquistar a carteira de motorista deveram enfrentar e serem aprovados antes de começar as aulas práticas nas autoescolas.

E é neste momento que muitas pessoas ficam cheias de dúvidas, medo e até mesmo ansiosas com esse teste, principalmente quando ouvem ou leem histórias do tipo: “Reprovei no psicotécnico do Detran”, “Não sabia o que fazer no teste Psicotécnico do Detran”, “estou com medo de reprovar no teste novamente” e tantas outras frases do tipo, e visando tranquilizar a todos que iram passar pelo teste Psicotécnico do Detran, vamos trazer algumas dicas que com certeza poderão ajudar neste desafio.

O que estudar ?

Essa é uma pergunta muito comum para quem vai fazer o exame, o que estudar para o Psicotécnico do Detran?

A pergunta para esse tipo de questionamento é bastante simples, você não precisa estudar nada! Afinal o teste psicotécnico não é realizado com o proposito de cobrar nenhum tipo de conhecimento do candidato(diferente da prova teórica), e tem como objetivo avaliar se a pessoa interessada em tirar a carta de motorista, tem condições para poder dirigir um veículo.

Então relaxa! Por isso chama-se “teste psicotécnico” e não prova! Então não é necessário sair por ai decorando testes semelhantes, a ideia é ser você e responder as questões e etapas do exame da forma que é orientado pelo psicólogo(a) no momento da realização do mesmo.

Então o que fazer no teste Psicotécnico do Detran?

Agora que você esta mais tranquilo, sabendo que não vai precisar estudar nada para o exame do psico, vamos algumas dicas que poderão ajudar você a se sair bem neste teste e entender um pouco melhor a respeito de como as coisas funcionam.

– Calma e tranquilidade: Como trata-se de um exame psicotécnico, manter a calma para poder entender e saber o que cada questão pede e as orientações dadas pelo profissional que estará aplicando o exame é fundamental.

– Tempo: Existe um tempo estabelecido para a realização do exame e a entrega das respostas, então evite perder tempo em itens que possui dúvida, então avance para a próxima e caso de tempo retorne para concluir as que ficaram, por isso é necessário a calma citada anteriormente, pois o nervosismo só atrapalha, principalmente sobre momentos de tensão, então evite perder tempo e mantenha-se sempre calmo(a).

– Não copie de ninguém: Conforme já explicado no inicio deste artigo testes psicológicos seja do Detran ou no processo de seleção para uma vaga de emprego por exemplo, tem como objetivo análise da sua personalidade, então olhar para alguém do lado e tentar copiar alguma resposta não vai ajudar em nada, muito pelo contrário, poderá até mesmo prejudicar, então siga o sua intuição e marque as repostas que julgar corretas.

Teste do risquinho Detran

Um dos testes encontrados no teste do Psicotécnico do Detran é o dos riscos, conhecido no Brasil como teste Palográfico, este é um teste de personalidade baseado nos princípios da grafologia.

Mas não tem com o que se preocupar pois todas as orientações e informações antes do inicio do teste são passados pelo profissional que estará entregando o exame. Lembre-se basta manter a calma!

Isso tudo parece complicado de inicio para quem acabou de começar o processo para obter a carteira de motorista, mas é bastante simples e o “grande segredo” como já citado é manter a calma, visto que o(a) psicologo(a), explica tudo antes de iniciar o exame, e caso tenha alguma dúvidas é possível perguntar e tirar as suas possíveis dúvidas antes do inicio do exame, por isso ter calma e prestar atenção é o melhor caminho para obter sucesso no teste psicotécnico, seja do Detran para tirar a carteira de motorista, seja para admissão em concurso publico ou durante o processo de seleção para uma vaga de emprego na iniciativa privada.



Navegue:
48 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *