MIUI Shop rom: O que é? Como identificar e instalar a Global Rom original

Imprimir

Para quem importa aparelhos da Xiaomi com a ROM MIUI, deve ficar atento para verificar se o aparelho comprado está rodando uma Shop Rom, por isso na publicação de hoje vamos ajudar você entender mais sobre o assunto, explicando o que é uma shop rom, como identifica-la e também como instalar uma Global Rom estável e original no aparelho.



Inscreva-se!

Os celulares da Xiaomi são reconhecidos mundialmente pela sua qualidade, tanto de materiais utilizados como de acabamentos, além de rodar o MIUI, que é a ROM baseada no Android, que deixa o smartfone a cara do iOS da Apple.

E para quem está prestes a comprar um aparelho da Xiaomi, e não entende muito do assunto, vamos trazer muitas dicas e informações interessantes nessa publicação, para que você possa entender melhor o que acontece em relação a ROM que vem instalada no Xiaomi, que muitas vezes é uma Shop Rom, com isso vamos explicar o que é uma Shop Rom, como identificar se o celular tá rodando uma, e para finalizar traremos dicas de como remover a SHOP Rom e instalar a Global Rom Original e estável no seu celular!

O que é uma ROM

E visando esclarecer o assunto até mesmo para as pessoas mais leigas, vamos antes de mais nada explicar brevemente o que é uma ROM.

Uma ROM nada mais é que o sistema operacional Android, modificado e otimizado para um determinado aparelho.

E cada fabricante possui a sua própria ROM, a Xiaomi por exemplo tem a sua ROM baseada no Android que chama-se MIUI, a Samsung também tem a sua ROM que chama-se Touchwiz, a Asus a ROM ZenUI, em resumo cada empresa realiza as adaptações no Android conforme as suas necessidades e mercado.

O que é Shop ROM

Agora que você já entendeu o que é uma ROM, vamos entrar no assunto das SHOP ROM, que são tão comuns nos aparelhos da Xiaomi!

Então, a Xiaomi, sendo uma empresa chinesa de tecnologia, seu foco principal é o mercado chinês, com isso quando ela lança o modelo de um novo aparelho celular, o seu foco inicial é vender na China! Com isso seus aparelhos inicialmente vem com a chamada “ROM Chinesa”, que contem o idioma chinês e o inglês.

E além da questão do idioma, o aparelho vem preparado para uso na China e segue as regras do mercado chinês, e com isso, vem sem diversos aplicativos entre eles o app store e aplicativos do Google, entre outros, que são fundamentais para os consumidores do ocidente.

Mas claro, depois de algum tempo, em média 2 meses após o lançamento do celular, a Xiaomi acaba disponibilizando uma ROM Global, que suporta centenas de idiomas, aplicativos do Google, etc.

É nesse momento que entra a Shop Rom! Afinal, como as lojas da China poderiam vender um lançamento para o restante do mundo com uma ROM Chinesa, que não atende as necessidades das pessoas ao redor do mundo?

Então os fornecedores para contornar essa questão, simplesmente pegam e modificam essa ROM Chinesa, e colocam nela outros idiomas, apps e funcionalidades que desejam, e desta forma podem comercializar para o restante do mundo um lançamento, afinal agora o aparelho tem suporte a diversos idiomas e aplicativos necessários.

Problemas da SHOP ROM

Analisando rapidamente parece uma boa solução a SHOP ROM, porém não é, afinal como ela foi modificada por terceiros o usuário final não sabe o que foi alterado nela, então ela acaba ficando insegura, ainda existe a questão de bugs, e erros que podem aparecer com frequencia na utilização do aparelho.

Além disso, por tratar-se de uma verdadeira “gambiarra”, a Shop Rom não vai receber atualizações quando essas foram lançadas pela Xiaomi.

Por isso, é sempre muito recomendável, instalar uma ROM original da Xiaomi nos aparelhos, mesmo que estes estejam rodando aparentemente bem com uma Shop Rom, pois a médio e longo prazo podem trazer diversos problemas.

Como identificar uma Shop Rom

Exemplo de uma versão MIUI com Shop Rom

Vá em Configurar > Sobre o aparelho, e observe a versão que está rodando no aparelho.

Geralmente a Shop Rom possui um zero a mais em sua versão.

Agora para saber com certeza se versão é uma Shop Rom, basta acessar a página oficial de downloads da Xiaomi no endereço en.miui.com/download.html encontrar o modelo do seu aparelho, e verificar as versões existentes e anteriores da Global Rom que já foram disponibilizadas para o seu aparelho.

E por fim comparar com a versão que encontra-se atualmente instalada no seu dispositivo, observe que geralmente a Shop Rom possui na versão um número a mais, geralmente um zero a mais no final

Tudo o que comentamos acima, pode ser conferido no vídeo abaixo, que explica de forma bastante simples e detalhado sobre o assunto, para que não fique nenhuma dúvida, confira:

Então é isso pessoal! Depois desse artigo com certeza você não vai mais ficar com dúvidas em relação ao assunto e poderá comprar de forma mais tranquila seu celular da Xiaomi lá da China!

Celular com boa bateria K6000 Plus

Como o assunto desta publicação são celulares, não poderia deixar de comentar sobre o Oukitel K6000 Plus, que é um celular que possui uma bateria gigante! Com 6080 mah, como a maioria dos celulares possui uma bateria com capacidade média de 3000 mah, achei muito interessante a capacidade desse aparelho, então fiz questão de trazer o vídeo abaixo com uma análise completa desse aparelho, quem sabe ajude quem esteja buscando um celular com uma boa bateria, confira:




Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *