Como usar o décimo terceiro salário

Com o recebimento do décimo terceiro salário, é fundamental que exista organização e principalmente disciplina, especialmente daquelas pessoas que desejam sair do vermelho e começar um ano sem dívidas.


Imprimir

Inscreva-se!

Nesta época do ano muitas pessoas ficam ansiosas e contando os dias para receber a primeira parcela do décimo terceiro, seja para quitar dívidas, ou para preparar as festas de final de ano, no entanto a falta de disciplina e organização pode fazer com que o décimo terceiro simplesmente “evapore” e inicie-se o próximo ano no vermelho e com dívidas, por isso é fundamental saber utilizar o décimo terceiro salário.

E para você que tem ciência e admite ser uma pessoa desorganizada financeiramente, preparamos este artigo para tentar trazer algumas dicas que poderão ajudar.

Priorizar dívidas

Para quem tem dívidas, é fundamental priorizar os recursos recebidos do décimo terceiro salário para saldar essas dívidas, principalmente aquelas que possuem juros mais altos, então se você encontra-se com dívidas, esqueça a utilização do décimo terceiro para compra de presentes ou festas, quite as suas dívidas, para poder começar o próximo ano no azul.

Minhas dívidas são maiores que o valor do meu décimo terceiro: Caso esteja nesta situação, utilize o décimo terceiro para abater parte da sua dívida, pois quitando parte dela você estará reduzindo a quantidade de juros que irá pagar e estará mais próximo de finalizar definitivamente suas dívidas, lembre-se priorize as suas dívidas sempre, especialmente as com juros maiores!

Contas de inicio de ano

Para aquelas pessoas que não encontram-se com dívidas, antes de sair gastando o seu décimo terceiro em presentes, viagens, férias, etc, lembre-se que inicio de ano sempre começa com inúmeras contas a pagar, como IPVA, IPTU, material escolar, seguro de veículo, e tantas outras, então se você não tem dívidas, faça as contas de todas essas contas de inicio de ano e separe este valor do seu décimo terceiro, assim você iniciará o ano preparado e sem dívidas, e terá um ano mais tranquilo financeiramente.

Poupar parte de décimo terceiro

Para aqueles que estão sem dívidas, e já possuem recursos separados para o pagamento das diversas contas do inicio do ano, antes de pensar no que gastar o décimo terceiro, é fundamental lembrar que é preciso poupar, e somente quem poupa tem!

Então separe ao menos 50% do que sobrou do seu décimo terceiro para poupar, e deposite em uma conta poupança por exemplo, e a regra neste caso é esquecer que este valor exista para ser gasto com consumo, deixa ele lá guardado rendendo como um fundo de emergência e utilize ele somente quando for realmente necessário, e só de saber que você possui essa reserva de emergência já irá trazer tranquilidade para que você possa passar o ano sem preocupações financeiras e assim poderá trabalhar melhor e dar a devida atenção a sua família, sem estresse com dívidas ou contas a pagar.

Desta forma a regra para utilizar o décimo terceiro é essa! Primeiro quitar as dívidas ou então diminuí-las, segundo separar o valor para as contas de inicio de ano, e em terceiro poupar parte do valor.

Feito isso, caso ainda sobre algum valor deste montante, agora sim você pode pensar em utilizar parte dele para comprar presentes, programar férias etc.

Lembre-se que se você iniciar o ano no azul, sem dívidas as chances de terminar o ano no azul são grandes, e desta forma acertando sua vida agora, fazendo alguns sacrifícios como deixando de viajar ou de gastar com a compra de presentes agora trará no próximo ano mais tranquilidade, onde então você poderá estar no azul e então programar aquela tão sonhada viagem de férias por exemplo e o melhor de tudo sem dívidas para pagar.

Pense nisso! Sem sacrifício e disciplina você será sempre um devedor, e com certeza não é isso que você quer, então siga a risca as dicas deixadas nesta publicação que com certeza a médio prazo sua saúde financeira irá melhorar bastante.

E para aquelas pessoas que tem dificuldade em juntar dinheiro, confira a publicação: Como poupar dinheiro em 52 semanas, tenho certeza que vocês iram gostar do método que é apresentado.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *