O Facebook esta acabando com a internet?

Atualmente quando falamos em internet a primeira coisa que vem na mente de muitos são as redes sociais, entre elas a mais famosa de todas que é o Facebook, porém essa centralização não é nada bom e preocupa.


Imprimir

Inscreva-se!

Pessoas que começaram a navegar na internet em meados dos anos 90, muitas vezes lembram de forma bastante saudosa daquela época, onde as conexões com a internet eram super lentas feitas através de modens discados (dial-up), e os sites eram bastante simples, praticamente todo em texto, pois naquela época conteúdos de mídia como vídeos se quer existiam, afinal a conexão era lenta de mais para tal.

O tempo passou, a internet evoluiu, mais e mais pessoas tem acesso a grande rede, as conexões hoje são super rápidas e de grande velocidade, o conteúdo hoje é totalmente interativo com muitos vídeos e fotos.

E junto com a evolução vieram junto as chamadas redes sociais, entre elas, a maior e mais poderosa de todas que é o Facebook, hoje para muitas pessoas o Facebook é sinônimo de internet, afinal é no feed de notícias de sua “timeline” que ficam por dentro do que está acontecendo em volta do seu mundo com o compartilhamento de fotos, vídeos, notícias e o comentários de seu amigos.

Observando por um lado, isso até parece bom afinal, tudo está ali em um único local, por outro lado, essa “centralização” de informações em um único local como acontece no Facebook, acaba fazendo com que as pessoas fiquem “reféns” da rede social, e como sabemos a internet é muito mais que isso!

Antes do advento das redes sociais, as pessoas estavam navegando por todos os lados da rede, navegavam em sites e blogs em busca de informação, comentavam e escreviam em blogs, e através dos “hyper links” existentes neste blogs e sites, tinha a oportunidade de conhecer ainda mais sobre determinado assunto, ou então saber a respeito de opiniões e pontos de vistas diferentes.

Afinal a internet é isso! São links! Os hyper links que formam a chamada “teia” que é a internet! Algo que o Facebook com o tempo está conseguindo acabar, afinal eles querem e desejam que o usuário permaneça dentro da rede social, com isso acabam limitando o alcance de publicações que possuem links, pois menos pessoas vendo aquele link, menos a chance de clicarem ali e saírem da rede.

E com isso, o usuário continua ali, “preso” e fechado na rede social, por isso, quem lá atrás utilizava a internet percebe a grande diferença dos dias atuais, antes parecia existir uma dinâmica maior na internet, hoje parece que estamos todos limitados a essa ou aquela rede social, e à uma meia dúzia de grandes portais.

E sobre o assunto, o que você acha? Acredita que o Facebook está realmente destruído a internet? Deixe seu comentário e participe!



Navegue:
Um comentário

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *