O que levar para o vestibular

É importante sempre estar atento(a) a respeito das regras do que pode e não pode levar para a sala no dia do vestibular.


Imprimir

Inscreva-se!

Em todo e qualquer vestibular, seja ele de instituições públicas ou privadas existe sempre no seu edital a relação dos itens que são necessários levar para o dia da prova e o que é permitido ou não, por isso o primeiro passo antes de mais nada é consultar o edital oficial do vestibular para tirar possíveis dúvidas que venham a existir.

Mas tirando os por menores, existe quase que um padrão do que pode e não pode em dia de vestibular, por isso vamos trazer um check list dos principais itens que você jamais deve esquecer de levar.

O que não pode faltar no dia do vestibular

check– Documento de identificação com foto, geralmente solicita-se que seja levada a carteira de identidade, em alguns casos pede-se que a mesma possua uma foto recente do candidato, em caso de dúvida a respeito da aceitação de outro tipo de identificação, como carteira de habilitação, verifique o manual do candidato e/ou edital do vestibular.

– Caneta esferográfica: Leve sempre mais de uma, um número bom são três, caso alguma venha a falhar ou apresentar problemas, geralmente é permitida canetas nas cores pretas ou azuis, porém em alguns vestibulares é permitida somente a cor preta ou somente a azul, essa dúvida também pode ser tirada no manual/edital do concurso vestibular.

– Lápis e borracha: Esses dois itens não podem falta jamais, principalmente para as provas de física e matemática onde será necessário a realização de cálculos, e assim como no caso das canetas, leve consigo sempre mais de um lápis, caso seja permitido leve uma lapiseira, pois assim você não irá se preocupar com a ponta do seu lápis.

Esses três itens são os essenciais e fundamentais para qualquer vestibular, agora vamos a relação de itens que podem ajudar você a ter um melhor desempenho.

– Água: Com provas de longa duração é comum ficar com a boca seca, ainda mais com a tensão da prova, por isso leve sempre consigo para o local de prova uma garrafinha de água, lembrando sempre de tirar qualquer rótulo que possa existir nela, assim você evita qualquer tipo de problema;

– Alimentos: Leve alguma barrinha de cereal ou chocolate para que você possa lanchar rapidamente caso venha a sentir fome durante a prova, que como já citado anteriormente possuem longas durações.

E neste último item verifique se existe algum tipo de restrição e quais são as regras para o vestibular que você ira realizar, lembrando sempre que todas essas informações estão presentes no manual/edital.

Importante: Todo o material, água ou alimento que levar para o dia de prova deverá ficar sempre sobre a sua carteira a a vista dos monitores.

O que é proibido levar

– Aparelhos de comunicação: Todo e qualquer aparelho de comunicação é proibido durante uma prova de vestibular, inclusive celulares, tanto é que os monitores em sala de aula comentam a respeito e pouco antes de começar a prova solicitam que todos desliguem os celulares, em alguns casos é solicitado que os mesmo fiquem em pacotes plásticos entregue pela organização sem a bateria.

Como a questão de segurança é muito importante em um vestibular, em alguns certames caso algum aparelho fique ligado durante a prova e esse venha a tocar ou emitir qualquer som o candidato dono do aparelho é automaticamente eliminado.

Desta forma, o melhor a fazer é desligar o celular e tirar a bateria, assim você evita qualquer transtorno ou problema.

Quem utiliza relógios, verifique também se qualquer alerta ou despertador esta desligado, para que assim o mesmo não venha a disparar durante a prova.

– Anotações, livros e apostilas: Como todos sabem, em nenhum vestibular é permitido qualquer tipo de consulta a material didático, alguns candidatos até levam algum material para fazer aquela última revisão antes da prova começar e depois guardam o mesmo.

Mas será que vale apena tentar estudar algo a poucos minutos antes da prova começar? Afinal o que você tinha que estudar já estudou, agora é momento de deixar o subconsciênte e sua memoria trabalhar e lembrar de tudo o que aprendeu, por isso não sobrecarregue ela com essas informações de última hora.

Sem contar que é menos peso para levar durante a prova, peso esse que dificilmente irá ajudar em alguma coisa.

Agora que você já esta por dentro do assunto, é com você! Bons estudos e ótima prova, ficaremos da torcida pela sua aprovação!



Navegue:
Um comentário

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *