Risco de estagflação no Brasil-O que é?

O Brasil que aparentemente passou ileso da crise que se iniciou no ano de 2008, parece não mostrar a mesma força de anos atrás, com um crescimento baixo e alta nos preços.


Imprimir

Inscreva-se!

Quando o assunto é economia, os cenários mudam de forma muito rápida, e nos últimos dias com o aumento da inflação e divulgação que o PIB(Produto Interno Bruto) terá sua meta estimulada para baixo, ou seja, o Brasil irá crescer menos, aumentam o risco do país estar entrando em uma estagflação, o que na opinião de muitas pessoas já um cenário real.

O que é estagflação

estagflacao-brasilÉ quando a economia de um país encontra-se com inflação alta, e com baixo ou até mesmo sem crescimento econômico.

E esse é um dos piores cenários possíveis para um país, visto que o mesmo esta produzindo menos, gerando menos emprego e renda, e os preços dos produtos e serviços continuam a subir.

E como preços cada vez mais altos, mais pessoas deixam de consumir, e com isso as engrenagens da economia não giram, gerando ainda mais desemprego e aumentando ainda mais a crise.

Porque a inflação de custos causa estagflação?

Essa é uma pergunta que ouvi recentemente, e é importante lembrar que a inflação(aumento geral dos preços), por si só não gera esse tipo de cenário, e como comentado anteriormente, para que um país entre em estagflação, é necessário que além da inflação o mesmo não tenha crescimento, ou seja, esteja estagnado.

Por isso essa “junção” de um país estagnado juntamente com a inflação gera um cenário de estagflação.



Navegue:
3 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *