Transito-O que são condições adversas

Quem esta se preparando para tirar a primeira habilitação deve estudar diversos assuntos para realizar a prova teórica do Detran, entre eles estão as condições adversas.

Imprimir


Além de ser importante para a aprovação na prova teórica do Detran, saber um pouco mais a respeito do que são as condições adversas no momento de dirigir é fundamental para dirigir com segurança e assim evitar acidentes de transito.

E de maneira bem simples e resumida, podemos definir condições adversas da seguinte maneira:

“Todo e qualquer fator que possa vir a prejudicar o real desempenho no ato de dirigir, aumentando a possibilidade de um acidente de transito, é considerado uma condição adversa”;

Vale sempre lembrar que existem inúmeras “condições adversas” e quando surgem juntas, potencializam ainda mais as chances de causarem acidentes.

Exemplos de condições adversas para motorista:
condicoes-adversas

? Condições adversas da Luz:

A luz alta de outros veículos que vem no sentido contrário podem causar ofuscamento da visão por breves segundos, por isso é fundamental desviar o olhar para o acostamento a direita ao cruzar com veículos que estejam trafegando com farol alto, e se possível tentar avisá-los dando sinal de luz(piscando os faróis);

Além da questão da luz alta, existem outras condições adversas quando o assunto é luz, que pode ser a falta dela em uma via ou até mesmo faróis desregulados que não iluminam a via como deveriam.

O Sol também pode se tornar uma condição adversa, principalmente no final da tarde quando ela acaba incidindo diretamente nos olhos do condutor, por isso é fundamental nesse tipo de situação utilizar as palas de proteção, existentes em todos os carros ou então óculos escuros de sol.

? Condições adversas do Tempo:

As condições climáticas e atmosféricas influenciam diretamente na maneira do motorista conduzir um veículo, por isso também são condições adversas.

Por exemplo ao dirigir com chuva ou neblina a visão dos motoristas acaba diminuindo, além de tornar a pista mais escorregadia aumentando assim consideravelmente os riscos de uma acidente, principalmente se o veículo em questão não estiver em boas condições, como pneus carecas ou com as palhetas do retrovisor gastas.

E por falar em dirigir com chuva, vale muito a pena conferir o vídeo abaixo com dicas e cuidados de como dirigir na chuva.

? Condições adversas do Trânsito:

Dias de muito transito, datas especiais como feriados prolongados, e festas de final de ano, é comum as rodovias e estradas terem um tráfego bem superior, com isso é fundamental o motorista redobrar a atenção, visto que encontra-se em uma situação adversa de dias “normais”.

Lembrando sempre que condições adversas de transito acontece também nas ruas da cidade, principalmente em determinados horários do dia e em locais de maior movimento, como escolas/faculdades, áreas centrais, órgão públicos, etc.

? Condições adversas do Veículo:

Como já comentamos em outro tópico as condições de conservação do veículo também encaixam-se em situações de condições adversas, uma vez que um veículo com pneus gastos, com problema nas luzes, freio, ou qualquer outro item importante, diminui consideravelmente a sua segurança, aumentando assim as chances de causar um acidente, principalmente se acontecer outra situação adversa, como chuva, neblina, etc.

? Condições adversas das Vias:

Ruas e estradas também entram na relação de condições adversas para o motorista, por isso é sempre importante antes de viajar verificar as possíveis rotas, para assim definir qual a melhor e mais segura a seguir, e uma saber ciente do trajeto que será percorrido, o motorista pode se preparar melhor para as diversas condições adversas que encontrará no caminho.

Como por exemplo, uma estrada bastante sinuosa, com muitas curvas, desvios, obras, trechos escorregadios, buracos, etc.

? Condições adversas do Motorista:

Essa é considerada por muitos especialistas uma das condições adversas mais perigosas, uma vez que para dirigir com segurança e não oferecer risco a si próprio e a outras pessoas, o condutor deve estar bem fisicamente e mentalmente.

E um dos maiores motivos de acidentes relacionadas as condições adversas do motorista estão relacionada a dirigir embriagado/alcoolizado, com sono/cansado ou ainda sobre efeito de outras drogas

Navegue:

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *