Como ver a luz infravermelha do controle de sua tv

A luz infravermelha não é visível a olho nu, porém é possível observa-la de forma bastante fácil e simples, utilizando um controle remoto simples de TV e uma câmera comum, que pode ser do seu celular.


Imprimir

Inscreva-se!

Luz infravermelha, com certeza você já ouviu falar nele em algum momento, afinal ela é o principio básico do funcionamento dos controles remotos, e está presente em nosso dia a dia em vários aparelhos, como por exemplo câmeras de segurança que ativam led de infravermelho a noite para que seja possível obter imagens mesmo sem nenhum tipo de iluminação.

A radiação infravermelha possuem um comprimento de ondas curto, e ficam fora do espectro que nossos olhos consegue observar, veja a imagem abaixo essa relação, de um lado temos o ultravioleta, no meio a luz que é visível ao olho nu, e logo após o infravermelho, que fica fora do espectro que conseguimos observar.
luz-infravermelha-controle-tv

Controle remoto da TV para ver a luz infravermelha

Agora que você já sabe o porque não conseguimos ver a radiação infravermelha, vamos trazer uma dica super simples e fácil de observar a luz infravermelha, e para isso basta um controle remoto simples, pode ser da sua TV, som, DVD etc, e uma câmera digital, pode ser essa que existe no seu celular.

Com esses dois itens em mãos, basta ligar a câmera, apontar o controle remoto para a lente e apertar qualquer botão do controle remoto, para você observar os fachos de luz infravermelha que são emitidas pelo controle remoto!

Ficou com dúvidas de como fazer? Confira o vídeo abaixo no qual mostra como ver a luz “infrared” com o celular e o controle remoto da tv.

Porque com a câmera consigo observar?

A resposta é bastante simples! A câmera digital do seu celular consegue “observar” um espectro maior que o seu olho, por isso ao apontar o controle para a lente da câmera podemos enxergar a luz infravermelha.

Lembrando que nem todas as câmeras atingem o espectro do infravermelho, por isso a dica acima pode não funcionar com todos os tipos de câmeras.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *