Temperatura de congelamento da gasolina

Com a onda de frio que acontece nos Estados Unidos, muitas pessoas ficam curiosas em saber como os carros continuam andando e porque a gasolina não congela.


Imprimir

Inscreva-se!

Quem assiste e acompanha os noticiários, percebeu que os EUA esta enfrentando a maior onda de frio das últimas décadas, com temperaturas abaixo de zero, e sensação térmica muito inferior, com as registradas em alguns locais de -50 °C.

E é neste momento que muitas pessoas se perguntam, como pode a temperaturas tão baixas os carros continuarem andando e a gasolina não congelar ?

Congelamento da gasolina

gasolinaA explicação para tal fato é bastante simples, e esta relacionado com o ponto de congelamento da gasolina, que é de -100° C, ou seja, para que a gasolina possa congelar é necessário que ela sofra uma temperatura de 100 graus Celsius negativos.

A água por exemplo, congela com uma temperatura de zero grau Celsius.

E a água do carro porque não congela?

Como sabemos e como já citado a água congela a 0 grau Celsius, e para que isso não aconteça com a água que refrigera o motor, em países frios como EUA, são adicionados diversas substâncias químicas anticongelantes, que alteram o ponto de congelamento da água no interior do motor, permitindo assim que os carros possam funcionar e andar em temperaturas tão frias quanto essas que enfrentam os EUA atualmente.

Curiosidade

Ainda a respeito do assunto, caso um carro fique exposto a um frio tão extremo como de -100 °C, que congela a gasolina, seria impossível alguém utiliza-lo, não apenas pelo congelamento da gasolina, mas por inúmeros outros, como por exemplo o congelamento da borracha dos pneus do carro, que congeladas iriam simplesmente quebrar e se desfazer.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *