Planetas que fazem parte do sistema solar






Neste artigo vamos trazer um assunto bastante básico, voltado especialmente para estudantes que estão aprendendo sobre o sistema solar, em específico sobre os planetas que o compõe, além dessa relação de planetas, vamos trazer de forma resumida as principais características dos oito planetas que fazem parte do sistema solar.

Índice do artigo:
Nomes dos planetas;
Principais características;
Porque Plutão não é mais planeta;

Planetas do sistema solar

lista-nomes-planetas-sistema-solar
Atualmente temos um total de oito planetas que fazem parte do nosso sistema solar que são eles:

- Mercúrio;
– Vênus;
– Terra;
– Marte;
– Júpiter;
– Saturno;
– Urano;
– Netuno;

E para melhor aprendizagem, trazemos abaixo um vídeo com uma ilustração que irá ajudar a decorar essa relação de nomes, e fixar ainda mais seu aprendizado a respeito do assunto.

Principais características

Mercúrio: Sendo o planeta mais próximo do Sol, Mercúrio é um dos planetas que atinge grande temperaturas, que podem ultrapassar facilmente a casa dos 400 graus.

Outra característica importante pelo fato de estar mais próximo do sol, é que o seu movimento de translação(movimento ao redor do sol), leva somente 88 dias para completar, ou seja, um ano Mercúrio tem 88 dias.

Mercúrio, não possui nenhum satélite natural.

Vênus:É o segundo planeta mais próximo do Sol, e possui algumas características semelhantes ao nosso planeta Terra como massa e composição, no entanto a atmosfera de vênus é bastante espessa, cuja pressão é de aproximadamente 90 vezes maior do que da Terra, fazendo com que a temperatura de Vênus ultrapasse 470 graus celsius.

Assim como acontece com Mercúrio, Vênus não têm satélites naturais.

Terra:Terceiro na lista dos planetas mais próximo do Sol, o nosso planeta Terra é o unico que abriga alguma forma de vida, sendo que a Terra é o quinto maior planeta do sistema solar, sendo que a maior parte da superfície, cerca de 70% é coberta por água dos oceanos. A Lua é o unico satélite natural da Terra.

Marte:Localizado logo após a Terra, Marte, é o quarto planeta mais próximo ao Sol, Marte possui uma cor avermelhada devida a grande concentração de minérios de ferro que existe em sua superfície.

Marte é um dos planetas mais estudados e pesquisados pelos cientistas atualmente, pois especula-se que em algum época do passado o planeta pode ter abrigado alguma forma de vida.

E uma prova do interesse em saber e conhecer mais o planeta são as diversas sondas que já foram enviadas para lá, cujo objetivo é explorar o “Planeta Vermelho”.

Em Marte existem dois satélites naturais, que são chamados de Fobos e Deimos, ambos são bem pequenos.

Júpiter:É o quinto planeta do sistema solar mais próximo do Sol, e o maior de todos, e um detalhe importante a respeito de Júpiter, é que ele possui 50 satélites naturais.

Saturno: É o segundo maior planeta do sistema solar, perdendo em tamanho somente para Júpiter, Saturno é facilmente lembrado por possuir diversos anéis, que são formados em especial por pedras de gelo. Já a composição de Saturno é hidrogênio e hélio.

Urano:É um dos mais afastados planetas do sistema solar, e por estar bastante distante do Sol, assim como Netuno(último da lista) a sua superfície é bastante fria, Urano possui um total de 27 satélites naturais.

Netuno:Com treze satélites naturais, Netuno é o mais afastado planeta do sistema solar, com temperaturas extremamente baixas assim como seu “vizinho” Urano.

Plutão não é mais planeta

Até algum tempo atrás, Plutão era considerado o último planeta do sistema solar, logo após Netuno.

Porém em 2005, com a descoberta dos cientistas de um novo corpo chamado de Éris, com tamanho próximo de Plutão, decidiu-se em 2006 criar uma nova categorização para corpos mais desenvolvidos que os asteroides, que possuem características diferentes do planetas, chamados de planetas anões.

Por isso atualmente Plutão não faz mais parte dos planetas do sistema solar, sendo categorizado como um planeta anão.


Navegue:
25 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *