Resumo história política do Egito Antigo

Trazemos neste artigo um breve resumo a respeito da história política do Egito e os principais acontecimentos de cada período.


Imprimir

Inscreva-se!

A dependência do Nilo

Mapa do Egito atualmente

Mapa do Egito atualmente

Localizado na região nordeste da África, o Egito fica entre os desertos da Líbia, Núbia e Arábia, mesmo estando em uma região na qual chove muito pouco, a civilização egípcia se desenvolveu neste local graças ao Rio Nilo, que possui cheias anuais e que após as mesmas, quando a água baixa, é possível a pratica da agricultura em uma terra bastante fértil.

Desta forma a civilização egípcia dependia e muito das cheias do rio Nilo para poder produzir seus alimentos.

Os antigos egípcios viviam em comunidades chamadas de Nomos, comunidades essas que deram origem aos reinos do Alto Egito e Baixo Egito.

Resumo-História Política do Egito

Época Tinita ou Período Arcaico
Cerca de 3100 a.C, Menés, então rei do Alto Egito, realizou a unificação do Egito, cuja capital ficou sendo Tinis, sendo assim a primeira capital do império.

Antigo império
Período que aconteceu entre 3300 a.C. à 2300 a.C., também é conhecido como Império Menfita, quando a capital do Egito deixou de ser em Tinis e passou a ser em Mênfis.

Foi neste período que os reis passaram a ser chamados de faraós, sendo venerado como deuses, originando assim um regime teocrático e absoluto, onde o governante tinha total poder, misturando política com religião.

Ainda neste período(entre 2600 a.C. e 2700 a.C.) foram construídas as famosas pirâmides de Miquerinos, Quéops e Quéfren também chamada de Pirâmides de Gizé.

Médio Império
Período que compreendeu entre 2100 a.C. até 1650 a.C., no médio Império a capital do Egito era Tebas, neste período o Egito vivenciou uma grande acessão material e social.

Foi uma fase marcada por obras faraônicas, como o Lago Méris que foi construído após ondem do faraó Amenemat III.

O fim do médio império aconteceu com a conquista do poder no Egito pelos hicsos, que eram colonos asiáticos que haviam se instalado na região do Delta, estes acabaram dominando o Egito por vários séculos.

Império novo
Compreendido entre 1580 a.C. e 1100 a.C., foi marcado por um período de grande prosperidade, sendo fundado por Amés I, que tirou os hicsos do poder, estabelecendo novamente Tebas como a capital do Egito.

Neste período surgiram grande faraós, que se destacaram por suas conquistas, como Tutmés III, líder que conquistou diversos territórios e Ramsés II que lutou contra os hititas e ordenou a construçãos dos tempos de Karnak e Luxor.

Época Baixa
Iniciado por volta de 653 a.C. por Psamético I, após vencer os assírios com ajudar de mercenários gregos, tendo como capital Saís no Delta.

Este foi um período de grande navegação e grandes progressos também no comercio, além da criação de um canal, ligando o Rio Nilo ao Mar Vermelho.

A independência do Egito antigo chega em 525 a.C. quando na batalha de Pelusa, Psamético III é derrotado pelo rei dos persas Cambises.

Na sequencia o Egito é dominado por Alexandre da Macedônia, passando mais tarde ao domínio dos Romanos.

Recomendamos a leitura:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Egito_Antigo

Bons estudos a todos.



Navegue:
Um comentário

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *