Aprender a fazer conta de somar

A soma é um dos primeiros passos mais básicos na matemática, sendo fundamental não somente para as provas e concurso, mas também para o dia a dia, por isso trazemos um artigo bem completo sobre o assunto e também exemplos explicados passo a passo.


Imprimir

Inscreva-se!

Atendendo a diversos pedidos, vamos iniciar uma nova categoria no seusaber.com.br que é sobre matemática básica, onde traremos dicas e muita informação com uma linguagem bem simples, o facilitará os estudos para quem deseja aprender matemática.

E para dar inicio nesta nova categoria, os quatro primeiros artigos que vamos publicar é a respeito de um assunto super básico e fundamental em matemática, que são as quatro operações fundamentais da matemática, que é a soma(adição), subtração(conta de menos), divisão e multiplicação.

Esse tipo de disciplina geralmente é aplicado nos primeiros anos da escola, porém muitas pessoas que deixaram os estudos a algum tempo atrás, acabam tendo dificuldades ao realizar essas operações básicas, assim como crianças que estão dando os primeiro passos na matemática.

Por isso vamos começar explicando passo a passo como fazer contas de soma/adição, trazendo exemplos e exercícios resolvidos para que você possa praticar e fixar ainda mais o assunto.
? Tópico:
Primeiro passo;
Aprendendo a somar;
Exemplos passo a passo;
Explicações do assunto em vídeo;

O primeiro passo

Assim como tudo em nossa vida, para aprender algo é necessário estudar, saber como faz e claro praticar sempre, assim funciona com idiomas e qualquer outro assunto, e com matemática não é diferente, por isso se você deseja ficar bom em matemática, em específico em contas de adição, é fundamental praticar e treinar.

nao-utilize-calculadora– Diga não a calculadora: E para que isso aconteça, é fundamental vencer a preguiça e deixar a calculadora de lado, ela é uma grande inimiga de quem esta aprendendo matemática, muitas pessoas acabam se acostumando tanto com as calculadoras, que não conseguem fazer nem mesmo contas simples de soma.

Sendo assim, se você quer realmente aprender a somar, passe longe das calculadoras, pegue um papel e lápis e comece a praticar, esse com certeza é o melhor caminho para aprender fazer contas de adição, uma vez que em provas e concursos você jamais poderá contar com uma calculadora, então é melhor acostumar-se sem elas o quanto antes.

Aprendendo a somar

Quem não tem muita facilidade com a matemática, geralmente acabam se assustando com contas de soma onde exitam diversas casas decimais, ou com números que possuam vírgulas, no entanto quando falamos em soma, a mesma regra vale para a conta de 2 + 2, assim como para 234 + 540, apesar de que a primeira conta é possível fazer rapidamente de cabeça, já a segunda para muitas pessoas será necessário a utilização de papel e caneta.

O importante é ter em mente que somar não é difícil, é algo simples, basta não criar nenhum tipo de monstro ou bloqueio em sua cabeça.

Então vamos lá! Vamos começar a aprender a somar, primeiramente com exemplo bem simples, e vamos aumentando a dificuldade aos poucos!

Exemplos básicos passo a passo

? Conta de soma com somente uma casa decimal: É o tipo de “continha” mais simples e fácil de fazer, uma vez que existe somente uma casa decimal, algumas pessoas utilizam até mesmo os dedos para chegar a resposta desse tipo de conta.

Abaixo trazemos uma imagem na qual ilustramos esse tipo de conta, vamos imaginar que você possua 5 moedas de 1(um) real no seu bolso, você acaba ganhando mais 6 moedas de 1(um) real, com quanto você ficará agora?
conta-soma-moedas
Como vemos é uma conta bem simples, podendo ser feita de cabeça, no entanto, é importante “armar” a conta como fizemos do lado direito.
Dica: Ao armar uma conta de soma, coloque de preferência o maior número na parte superior, pois isso irá facilitar quando os números a serem somados possuam várias casas decimais.

Exercício para treinar em casa: Qual o resultado para as seguintes somas:

9 + 4
8 + 7 = ?
4 + 3 = ?
9 + 7 = ?
8 + 6 = ?
6 + 3 = ?
4 + 2 = ?
8 + 8 = ?
6 + 5 = ?
5 + 9 = ?

Dica:Mesmo sendo contas simples, “arme” sempre, como fizemos no exemplo anterior, isso ajudará a memorizar e a treinar essa técnica que será utilizada em contas maiores com mais números.

? Conta de soma duas, três ou mais casas decimais: Agora que você aprendeu a armar e a fazer contas de soma com uma casa decimal, vamos avançar um degrau, e começar a entender e treinar contas de adição com duas ou mais casas decimais.

Exemplo 01: Paulo tinha guardado 15 reais em casa, ganhou mais 20 do seu pai, quantos reais ele tem agora?
Resolução: A conta que necessitamos fazer é essa 15 + 20, então vamos armar e fazer essa conta, colocando o número maior na parte superior:
conta-soma-duas-casas-decimais
Quando somamos números com mais de uma casa decimal, ao armar a conta, é necessário sempre começar a soma da coluna da direita para a esquerda, por isso somamos primeiramente 0+5 que é igual a 5, depois somamos a próxima coluna(marcada em verde na conta acima) que é 2+1, que é igual a 3, e assim chegamos ao resultado da soma de 20 + 15, que é 35.

Se você perceber nesta conta com duas casas decimais, o que fizemos na verdade foram duas contas simples, que foi 0+5 e 2+1, por isso é fundamental sempre armar a conta, pois isso facilita e muito na hora de somar.

Hora de praticar, exercícios para treinar em casa: Qual o resultado para as seguintes somas:

9 + 4
12 + 14 = ?
23 + 30 = ?
90 + 7 = ?
18 + 4 = ?
16 + 13 = ?
14 + 12 = ?
10 + 23 = ?
16 + 12 = ?
15 + 14 = ?

Dica importante: Ao somar números com diferentes quantidades de casas decimais, ao “armar a conta”, deve-se sempre alinhar os valores do lado esquerdo, conforme exemplos abaixo:
conta-casas-decimais-diferentes

Exemplo 02:Em uma biblioteca existem 859 livros, após receber mais 446 com quantos livros essa biblioteca ficou?
Solução: Lendo o exercício assim de cara, parece ser uma conta difícil, mais não é, lembre-se do que eu disse no começo desse artigo, não se deixe assustar por números grandes com várias casas decimais, pois depois de armar a conta, você irá perceber que nada mais é do que fazer simples continhas, para chegar ao resultado, então mãos a obra, e vamos armar essa conta que é 859 + 446, lembre-se, deixe sempre o número mais alto na parte superior.
conta-soma-tres-casas-decimais Como podemos observar na conta armada ao lado, a lógica é sempre a mesma, realizamos a soma sempre iniciando pela coluna da direita.

Neste exemplo podemos observar que ao somar a primeira coluna da direita, 9+6 deu 15, por isso informamos o valor de 5 no resultado, e o 1 que “restou” colocamos na próxima coluna, por isso na coluna do meio temos a soma de 1+5+4, onde o resultado é 10, por ter duas casas decimais, novamente realizamos o mesmo procedimento, informamos 0 no resultado e o 1 na próxima coluna, com isso temo a soma da terceira coluna da esquerda que é 1+8+4, que é igual a 13.

Como não temos mais números a esquerda informamos o valor(13), na resposta, e assim chegamos ao resultado 1305, ou seja 859 + 446 = 1305.

Mais uma vez observa-se a importância de armar a conta, pois assim podemos realizar a somar de números com diversas casas decimais de forma bem simples e rápida.

– Para praticar:
Tente resolver as seguintes contas de soma em casa:
1000 + 1234 = ?
1100 + 456 = ?
800 + 350 = ?
540 + 760 = ?
324 + 432 = ?
211 + 567 = ?
500 + 43 = ?

Vídeo aula com o assunto deste artigo

Em caso de dúvidas fique a vontade em enviar seus comentários, que tentaremos ajudar sempre que possível, e no próximo artigo vamos ensinar como fazer contas de soma com virgulas.

E para quem já domina e sabe fazer contas de soma sem dificuldades, recomendo a leitura do artigo como fazer contas de cabeça, onde trazemos diversas dicas para que você possa resolver contas das mais simples as mais grandes rapidamente de cabeça, sem precisar de papel e caneta para fazer as contas.



Navegue:
9 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *