Aprender a fazer conta de subtração-diminuir simples

Aprenda de forma rápida como armar e realizar contas de menos com uma técnica bem simples e muito fácil de ser lembrada.





Seguindo a série de publicações a respeito das quatro funções básicas da matemática vamos aprender um pouco mais neste artigo a respeito de como fazer contas de subtração ou de menos/diminuir como muitas pessoas chamam.

E o objetivo dessa matéria é auxiliar justamente aquelas pessoas que estão aprendendo agora ou relembrando o assunto, ou ainda que possuem dificuldades em entender e realizar as operações de subtração, e temos certeza que após a leitura desse artigo o entendimento para fazer esse tipo de operação será muito mais facilitado.

? Tópico:
Introdução-Aprendendo a diminuir;
Como armar conta de menos;
Exercícios contas de menos passo a passo;

Introdução-Aprendendo a diminuir

Sempre quando vou ensinar algum tipo de operação de matemática básica, antes de mais nada gosto de fazer o aluno pensar e refletir um pouco a respeito do que esta fazendo, desta forma fica mais fácil o entendimento e absorção do conteúdo que dificilmente irá esquecer.

E quando falamos em contas de subtração no papel, é sempre importante lembrar que você esta tirando algo(que são os números) de um lugar, e para isso nada melhor que imaginar situações do dia a dia.

Por exemplo, em uma sacola existem 6 laranjas, você consumiu 2 delas, quantas laranjas ficaram?

Com certeza esse é um tipo de conta que você faz de cabeça, ou até mesmo utilizando os dedos, pois se tinham 6 e foram tiradas 2, agora a sacola ficou com 4, ou seja, 6-2 = 4.

Continhas pequenas como essa podem ser feitas facilmente de cabeça, já contas com muitos números e até mesmo com virgular é necessário utilizar um papel e lápis para armar a conta e realizar as devidas subtrações, e é isso que vamos aprender no próximo tópico.

Como armar conta de menos

Armar contas de subtração é muito simples, e segue praticamente a mesma maneira das contas de adição, porém com algumas diferenças bem importantes, que é a respeito do valor que vai na parte superior.

Pois no momento de armar essa conta de subtração, devemos colocar sempre na parte superior, o valor principal, e logo abaixo o valor que iremos subtrair, uma vez que em contas de subtração podemos ter números negativos.

conta-menosPara exemplificar, no caso das laranjas, que citamos anteriormente, o valor principal é 6, pois é dele que vamos diminuir 2, desta forma o número 6 vai acima e o 2 abaixo, conforme imagem ao lado esquerdo, pois caso contrário, teríamos um valor negativo que seria 2 – 6= -4.

Contas de menos passo a passo

Agora que já sabemos como armar uma conta de menos, vamos praticar, por isso vamos trazer alguns exercícios,e explicar passo a passo, desde como armar a conta e como realizar as operações para que você possa praticar e principalmente entender.

? Exercício 01

Paulo tinha uma coleção com 235 figurinhas, ele então decidiu dar para seu irmão 63 figurinhas, com quantas figuras Paulo ficou?

conta-menos-235-172Solução: Como explicado anteriormente, é importante identificar qual o valor principal, que é de onde será descontado, aqui em nosso caso é 235, por isso ao armar a conta, ele ficará na parte superior, e logo abaixo teremos o número 63, conforme mostrado passo a passo na imagem ao lado.

É fundamentar deixar os valores sempre alinhados a direita, caso contrário o valor que você irá encontrar estará errado.

? Exercício 02

Uma empresa possui 4320, destes 1543 foram demitidos, quantos funcionários ficaram na empresa agora?

conta-menos-4320-1543Solução: Como percebemos, temos como valor total 4320, e desde valor teremos que diminuir 1543, para assim chegarmos ao resultado, desta forma montamos a conta com o 4320 na parte superior, e logo abaixo o 1543, agora basta realizar as continhas, começando sempre da coluna da direita para a esquerda, conforme exibido na imagem ao lado o passo a passo, para chegarmos a resposta que é 2777, ou seja, a empresa após as demissões ficou com 2777 funcionários.

Explicação passo a passo:

1° conta:Observe que na primeira conta temos 10 – 3 = 7 , tivemos que emprestar 1, visto que o 0 era menor que o 3.

2° Conta: Devolvemos o 1 que emprestamos anteriormente, com isso ficou 12 – 5, como vemos tivemos que emprestar 1 novamente, pois o 2 é menor que 5, por isso ficou 12 – 5 = 7;

3° Conta: O 5 recebe 1 que foi emprestado e fica 6, e mais uma vez temos que emprestar 1, pois 3 é menor que 6, com isso temos 13 – 6, cujo resultado é 7.

4° Conta: Por fim devolvemos ao 1 o valor emprestado anteriormente, com isso temos 4 – 2, cuja resposta é 2.

É isso pessoal, como vemos fazer conta de menos não existe muito segredo, e agora é praticar e treinar essas contas simples, para então avançar e começar entender conta de subtração mais “complexas” digamos assim, que são com contas com vírgulas e também contas de subtração com valores negativos, que serão assuntos dos próximos artigos.

Bons estudos a todos e em caso de dúvidas por favor deixem seus comentários que faremos o possível para ajudar sempre!


Navegue:
5 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *