Aprender divisão simples com resto zero

Aprenda uma técnica de dividir bastante simples e fácil de ser lembrada, ótima para quem já sabe bastante sobre divisão ou para quem esta começando estudar agora.


Imprimir

Inscreva-se!

Seguindo com a série de artigos referente a matemática básica, hoje vamos aprender um assunto bem legal, que é fazer contas de dividir onde o resultado é zero, ou seja, com números inteiros.

Esse tipo de conta de dividir é a mais simples e fácil de ser realizada, uma vez que não existem vírgulas ou números “quebrados”, e é o primeiro passo para quem esta aprendendo divisão, e depois de aprender e fixar bem esse tipo de divisão o estudante então avança para o próximo nível que serão as divisões com vírgula, que explicaremos no próximo artigo a respeito de divisão.

? Tópicos:
Como armar a divisão;
Exemplo resolvido passo a passo;
Explicação de exemplos em vídeo aula;

Como armar a divisão

O primeiro passo a ser realizado para começar a realizar contas de dividir é montar a conta e colocar em seus devidos lugares dividendo, divisor e quociente por isso vamos explicar um pouco a respeito de quem são eles antes de armar a nossa divisão.

– Dividendo: É o número que será dividido;
– Divisor: Quem estará dividindo.
– Quociente: Resultado da divisão.

Por exemplo:Um feirante possui 20 laranjas e terá que dividir as mesmas para 4 clientes de formas iguais, quantas laranjas cada cliente receberá?

Neste exemplo acima verifica-se que 20 é o dividendo, e 4 o divisor, afinal serão 20 laranjas divididas com 4 clientes, o resultado dessa divisão será o nosso quociente.

Agora vamos armar essa divisão para você entender melhor:

divisao-simples-resto-zero-passo-passo
Como percebemos, após montar a divisão, colocando o divisor(número a ser divido) do lado esquerdo e o dividendo do lado direito, basta fazer as operações para chegar ao resultado que é o quociente, e como trata-se da divisão de um número inteiro, teremos como resto zero.

Exemplo de divisão simples explicado passo a passo

Agora que você já sabe montar uma divisão, vamos praticar um pouco e por isso vou explicar dois exemplos, seria interessante você tentar fazer essa divisão sozinho(a) antes de conferir a explicação e resposta, pois assim você treina e aprende ainda mais.

Exemplo 01: Paulo tinha uma coleção com 296 figurinhas resolveu dividir elas de forma igual para 8 amigos, quantas figurinhas cada um de seus amigos ira receber?
divisao-simples-resto-296-por-8
Como vemos Paulo terá que dar exatamente 37 figuras para cada um de seus 8 amigos.

Agora para finalizar nosso artigo com chave de ouro, trazemos uma vídeo aula com explicação passo a passo de como dividir números inteiros, como no exemplo anterior, de forma bastante simples e rápida, para nunca mais esquecer.

Vídeo aula-Aprendendo divisão

E como citado no vídeo, para ficar bom e aprender divisão de verdade o fundamental como quase tudo nesta vida é treinar e praticar sempre, pois somente assim você chegará a perfeição, bons estudos e fiquem a vontade em deixar seus comentários em caso de dúvida ou sugestões.



Navegue:
45 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *