Aprendendo frações passo a passo

Aprender resolver problemas de frações é fundamental não somente para provas do Enem ou do vestibular, mas também para o dia a dia, afinal a matemática está presente sempre em diversas situações.


Imprimir

Inscreva-se!

Frações! Esse é um assunto muito importante dentro da matemática, por isso vamos trazer aqui um vídeo que encontramos no youtube que ensina frações passo a passo, ideal para quem está começando a estudar o assunto!

E como diz aquele velho ditado, que imagens valem mais que mil palavras, nada mais justo que incorporar o vídeo aqui para que o leitor do seusaber.com.br possa entender de forma definitiva o assunto, que são frações!

Esse vídeo trás de forma detalhada e muito didática os seguintes tópicos sobre frações:
– Adição;
– Subtração;
– Multiplicação;
– Divisão;

Para quem preferir, pode conferir o vídeo sobre frações passo a passo diretamente no youtube.

Dicas rápidas sobre frações

E para quem busca alguns macetes rápidos sobre o assunto, confira algumas dicas que podem ajudar no momento de resolver exercícios e problemas de frações.
– Adição:
Para realizar a adição de frações é necessário que os denominadores sejam iguais, caso eles sejam diferentes é necessário realizar o mínimo múltiplo comum(MMC) dos denominadores.

A mesma regra vale para a subtração de frações, só é possível com denominadores iguais, caso não estejam se faz necessário fazer o MMC dos mesmos.

– Multiplicação:
A multiplicação de frações é mais fácil que a adição e a subtração, pois basta multiplicar os numeradores entre si e os denominadores entre si, ou seja, exemplo: 1/3 x 2/4 , basta multiplicar 1×2 e 3×4 que resultará em 3/8, simples assim!

– Divisão:
Na divisão de uma fração pela outra, basta conservar a primeira fração da forma como ela está e multiplicamos pela segunda invertendo, exemplo: 3/7 : 4/5
Mantemos a primeira no caso 3/7 e invertemos a segunda ficando 5/4, agora multiplicamos 3/7 x 5/4, assim teremos 15/28, simples e rápido não é mesmo?

Bons estudos a todos e qualquer dúvida deixem seus comentários!



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *