Números Romanos

Criado a centenas de séculos atrás, os números romanos até hoje são utilizados, seja para contar os séculos ou até mesmo nas horas do relógio.


Imprimir

Inscreva-se!

Quando esta se estudando um assunto novo, ou diferente, é muito comum ouvir de alguns alunos a famosa frase: “quando vou utilizar isso na minha vida”, pois bem os números romanos é algo que se utiliza e muito no dia a dia, esta quase sempre presente na vida da pessoas, seja para a marcação de séculos, capítulos de livros e até mesmo nas horas de alguns relógios, por isso é fundamental aprender e entender os números romanos.

De inicio, para quem esta começando a estudar, parece complicado, mas basta alguns minutos de estudos para perceber que tudo é muito simples e fácil! E é isso que vamos ensinar para você nessa página!

Letras dos números romanos

E antes de começar os exemplos, é fundamental você saber e lembrar que os números romanos são compostos por sete letras maiúsculas do alfabeto latim, que são as seguintes: I, V, X, L, C, D e M.

Cada letra tem um valor, confira:

I : 1 (um);
V : 5 (cinco);
X : 10 (dez);
L : 50 (cinquenta);
C : 100 (cem);
D : 500 (quinhentos);
M : 1000 (mil);

Desta forma, essas letras combinadas geram os valores que desejamos, e é isso que você vai aprender na sequencia.

Regra para aprender números romanos

Existem algumas regras que ajudam a entender e compreender os números romanos, entre elas temos duas bem importantes que dizem o seguinte:

– Algarismos de menor valor à esquerda são subtraídos do algarismo de maior valor:
Por exemplo para representar o número 4, utilizamos IV, e como sabemos o I é 1 e V é 5, e como a regra diz, que um algarismo menor a esquerda deve ser subtraído do maior, é o mesmo que fazer 5-1, por isso temo o número 4, que é representado por IV;

– Algarismos de menor ou igual valor à direita são somados ao algarismo de maior valor:
Nesta regra, diz que o algarismo menor ou igual a direita deve ser somado ao de maior valor, vamos a exemplos:

O número 6, em romanos é VI, e como sabemos o I é 1 e V é 5, mas como o I esta a direita do número maior, devemos então somar, ou seja 5(V)+1(I) é 6 que em romanos é VI;

Simples e muito fácil não é mesmo pessoal?

Números romanos de 1 a 10

E para quem esta começando nada melhor que aprender os números romanos de 1 a 10, afinal aprendendo a lógica de como eles funcionam de 1 a 10, o mesmo vale para a formação de números superiores, confira.

I : 1;
II : 2;
III : 3;
IV: 4;
V : 5;
VI : 6;
VII : 7;
VIII: 8;
IX : 9;
X : 10

As horas em números romanos

relogio-numeros-romanosComo sabemos os relógios não digitais, também conhecidos popularmente de “relógios de ponteiro”, sejam eles de parede ou de pulso, informam 12 horas, alguns modelos trazem esses valores em números romanos, e agora que você já sabe que I é 1, que V é 5 e X é 10, poderá identificar sem dificuldades que horas são em seu relógio com números romanos! Afinal você reconhece cada um dos valores e sabe entender cada uma de suas representações.

Números romanos grandes

Como você aprender anteriormente, os números romanos são representados por somente 7 letras, então vem a dúvida, como eu escrevo um número romano grande? Como represento um número de grande expressão como dez mil por exemplo?

E para resolver essa situação os Romanos pensaram em tudo, e para isso é utilizado um travessão por cima da letra, que representa sua multiplicação por 1000, esse travessão é utilizado a partir do número 4000.

Por exemplo, para representar o valor de 4 mil, como sabemos que 4 em romanos é IV, e sabemos que o travessão sobre o número equivale a multiplicar por 1000, nos temos a seguinte representação IV que seria (4 x 1.000).

Por exemplo 500000(Quinhentos mil), sabemos que D representa 500 e o travessão 1.000, então temos D que é (500 x 1.000).

O mesmo vale para 10 mil, X, simples não é mesmo ?

Então chegou a sua hora de praticar e treinar, por isso vamos trazer alguns exercícios para que você possa resolver e treinar, e no final deixamos as repostas para sua correção. Para resolver esses exemplos utilize todo o conhecimento deixado anteriormente, em caso de dúvidas, leia novamente, que com certeza você irá conseguir fixar o conteúdo e nunca mais irá esquecer o assunto.

Exercícios números romanos

1) Como se escreve em número romanos o número 19 ?
2) Represente em romanos o número 12;
3) Escreva em romanos o número 44;
4) Represente em números romanos o valor de 5.000 (cinco mil);
5) Escreva o número 100 em números romanos
6) Paulinho começou ler o capítulo XIV do livro que pegou emprestado. Que capítulo Paulinho esta lendo?
7) Muitas coisas aconteceram no século XXI. Que século representa o valor XXI ?
8) Minha bisavó nasceu no século XIX, que século ela nasceu?
9) O ponteiro menor do relógio esta no IX, e o maior no XII que horas são ?
10) Os dois ponteiros do relógio estão sobre o número III que horas são?

Respostas

Exercícios de números romanos resolvidos

Importante, antes de consultar as repostas abaixo, é fundamental tentar resolver os exercícios propostos anteriormente, pois somente assim poderá ter ideia de como esta o seu conhecimento, e se esta aprendendo o assunto ou não, por isso, faça os exercícios antes de conferir a resolução.

1) A resposta é XIX, pois lembre-se de uma das regras mostradas anteriormente, na qual diz que um algarismos de menor valor à esquerda são subtraídos do algarismo de maior valor.

2) XII , neste exercício temos a utilização de outra regra, que diz que algarismos menores do lado direito devem ser somados, e como sabemos que X é 10 e I é 1, temos o 12 representado por XII;

3) Aqui, já dificultamos um pouco, mas continua simples, basta lembrar das regras e dos valores das 7 letras que são utilizadas para representar os números romanos, então vamos lá!

A resposta desse exercício é XLIV !

Mas porque ? Lembre-se que L é 50 (cinquenta), e X é 10, como o X(10) esta a esquerda do L(50), temos que diminuir, assim temos o valor de 40, porém como queremos 44, devemos somar 4, ao 40(XL), que já temos que 4 em romanos é IV, por isso fica XLIV.

4) A resposta é V, lembrando que o travessão sobre o valor significa multiplicar por 1000, e como sabemos que V é 5, temos 1000 x 5, que é 5000 sendo representado por V.

5) A resposta é C, basta conferir a tabela, o C é uma das sete letras que fazem parte dos números romanos.

6) XIV = 14, lembre-se que X é 10 e IV é 4, então temos o número 14;

7) 21

8 19

9)São 9 horas! primeiro lembre-se IX é 9 e XII 12, como o pontei menos marca as horas e o maior os minutos, temos o relógio marcando pontualmente 9 horas.

10) São 3 horas e 15 minutos, pois lembre-se que III é 3, e como o ponteiro menor marca as horas, e o maior os minutos, e ambos estão sobre o III, temos pontualmente 3 horas e 15 minutos!



Navegue:
2 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *