Como calcular a area de um triangulo retângulo

Apesar de ser assunto de matemática básica, muitos estudantes possuem dúvidas, especialmente aqueles que estão iniciando seus estudos ou que estão a tempos sem estudar e desejam relembrar deste conteúdo.





Saber qual o valor da área de um triangulo retângulo é muito simples e extremamente fácil, no entanto é importante lembrar que a fórmula que se aplica para o calculo da área desse tipo de retângulo não serve para calcular a área de outros tipos de retângulos como equilátero, isósceles, escaleno entre outros.

exemplo-triangulo-retanguloPor isso é importante saber distinguir cada tipo, e no caso do triangulo retângulo é fácil, uma vez que ele deve possuir um angulo reto de 90°, ao lado você pode conferir o exemplo de como é um triangulo retângulo.

E para você nunca mais esquecer, basta lembrar que o triangulo retângulo nada mais é que um retângulo, ou então um quadrado cortado ao meio, o que ajudará inclusive a você lembrar sempre a fórmula para calcular a sua área.

Ora, se para calcular a área de um retângulo ou de um quadrado multiplicamos a base pela altura, sabendo que o triangulo retângulo é a metade dessas formas geométricas, fica fácil, pois basta multiplicar a base vezes a altura e dividir por dois, ou seja, Area = (b.a)/2

Exemplo 01
exemplo-triangulo-retangulo-valoresCalcule a área do triangulo retângulo, cuja base possui 5 cm e a altura 2cm, conforme imagem ao lado.

Como já sabemos a formula que diz que Area = (b.a)/2, então basta realizar as operações, ou seja:

Área = (5.2)/2 => 10/2 => 5;

Desta forma, o valor da área desse exercício é 5 cm².

Vídeo aula de trigonometria

Simples e muito fácil não é mesmo pessoal? Espero que tenham gostado, em breve publicaremos mais dicas e informações a respeito de como calcular a área de um triangulo não retângulo, até a próxima e bons estudos.


Navegue:
4 Comentários

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *