Como fazer contas de somar com virgula

Publicado em 20 de março de 2013

Somar com vírgulas é algo bastante comum no dia a dia de muitas pessoas e fundamental para quem deseja ser aprovado em um concurso público, por isso aprenda um técnica bem fácil para resolver somas com números que possuam virgulas.





Como no artigo anterior ensinamos passo a passo a fazer contas de somar, com uma e diversas casas decimais, e para que o artigo não ficasse muito extenso, vamos dar sequencia nessa página em nosso estudo a respeito de contas de soma, e aqui vamos subir um nível, afinal iremos aprender a fazer contas de soma com virgula, que apesar de também se tratar de um assunto de matemática básica, muitas pessoas tem dúvidas e acabam errando esse tipo de operação que é bastante simples.

E além da explicação detalhada passo a passo, no final trazemos uma vídeo aula com todas as explicações desse artigo, lembrando que antes de ir direto ao vídeo, é importante ler o conteúdo, tentar fazer os exercícios aqui explicados e por fim assistir o vídeo, pois assim você aprende mais e tira possíveis dúvidas que possam existir.

Então vamos lá! E a “técnica” utilizada para cálculos de soma com virgula, segue praticamente a mesma regra do que aprendemos no artigo anterior, ou seja, é sempre fundamental “armar” a conta de adição, e como de costume, sempre prefiro deixar o número de maior valor na parte superior.

E como trata-se de uma adição de números com virgulas, é necessário deixar sempre alinhada as virgulas, ou seja, a virgula do número de baixo deve estar na mesma coluna do número de cima.

● Exemplo: Qual o valor da soma de 3,625 + 2,45 ?
Resolução: O primeiro passo como sempre, é armar a conta, conforme feito na imagem abaixo, e como você pode perceber colocamos as virgulas alinhadas, na mesma coluna, e fazemos as operações de soma normalmente.
conta-adicao-com-virgulas
E o fato do 2,45 ter uma casa a menos depois da virgula não é problema, pois consideramos como se existisse um zero, ou seja, 2,45 é igual 2,450, por isso 5+0 = 5, assim como 5 + nada = 5.

Como adicionar a virgula na resposta: Agora que você vez as contas e chegou a um valor, deve estar se perguntando a respeito da virgula, pois bem, como comentamos anteriormente, ao armar a conta de adição, deixe o valor com o maior número de casas depois da virgula na parte superior.

Agora basta conta quantas casas decimais esse número possui depois da virgula, para então adicionar a virgula na sua resposta.

Neste nosso exemplo como vemos, o valor 3,625 é o número que possui mais casas depois da virgula que são três, e como chegamos a resposta de 6075 (sem as virgulas), contamos três casas, da direita para a esquerda para então aplicar a virgula na resposta, chegando assim no resultado que é 6,075.

Conclusão:Como vemos não tem muito segredo fazer conta de adição com virgulas, basta alinhar as virgulas e realizar a soma normalmente, depois basta verificar qual o número com maior número de casas depois da vírgula, conta a quantidade dessas casas e por fim adicionar a virgula na resposta.

Vamos a mais um exemplo para praticar e entender ainda mais o assunto
● Exemplo 02: Qual o resultado da soma de 6,0759 com 11,2
Resolução: Já de inicio percebe-se que 6,0759 é o número com a maior quantidade de casas decimais depois da virgula, como vemos no total são quatro, essa informação é importante pois já sabemos que teremos que adicionar a virgula em nosso resultado na quarta casa decimal(contando da direita para a esquerda), então vamos as contas e chegamos a solução:
conta-adicao-com-virgulas-2

A resposta que chegamos foi que 6,0759 + 11,2 = 17,2759 para a aplicação da virgula na resposta basta utilizar a dica deixada no inicio, que é a quantidade de casas decimais depois da virgula de 6,0759.

● Exemplo 03: Qual o resultado da soma de 1.340,43 com 8
Comentários e dicas: Esse é um tipo de situação que muitas pessoas podem ter dúvidas, afinal é soma de um número inteiro com um número que possui virgulas.

Neste tipo de situação, não se desespere, é mais fácil do que você possa imaginar!

Pois quando temos um número inteiro, basta colocar uma virgula após o mesmo para saber onde ele ficará alinhado no momento de armar a conta de adição, por exemplo o número inteiro 8 é a mesma coisa de 8,0 .

E como ja sabemos, verificamos que 1.340,43 é o número com maior número de casas decimais depois da virgula, com um total de duas casas, assim sabemos que na resposta teremos que adicionar a virgula na segunda casa, contando sempre da direita para a esquerda.

Então vamos armar essa conta de soma e fazer os cálculos:
conta-adicao-com-virgulas-inteiros

Explicações dos exemplos em vídeo

Para quem mesmo lendo as explicações acima passo a passo ainda ficou com alguma dúvida, vale a pena conferir o vídeo abaixo que fizemos especialmente para esse artigo, para que você possa revisar o conteúdo aprendido e tirar as possíveis dúvidas que venham a existir.

Espero que todas as informações aqui publicadas sejam o suficiente para que todos possam ter entendido e aprendido, e existindo dúvidas fiquem a vontade em enviar seus comentários que tentaremos fazer o máximo para ajudar e tirar as dúvidas de todos. Bons estudos!





Navegue:
Aprenda também:

4 Comentarios para o post: Como fazer contas de somar com virgula

  1. Obrigada a todos….valeu!!!!

  2. Tathiene on abril 1st, 2013
  3. está me ajudando muito;é muito legal!!!!!

  4. Adilson Batista de Queiroz on agosto 21st, 2013
  5. gostei muito destas videoaula, gostaria de receber mais assuntos no meu e-mail.

  6. Adilson Batista de Queiroz on agosto 21st, 2013
  7. obrigada…

  8. leonice caetano da silva. on dezembro 17th, 2013

Deixe seu comentario e agregue mais valor para esse artigo!

Siga no Google+

Acompanhe nosso canal no YouTube

Receba atualizações gratuitamente via e-mail

Curta no Facebook:

Siga no Twitter