Macetes para fazer contas de cabeça

Realizar contas simples de adição de cabeça pode ser algo complicado para muitas pessoas, mas com a técnica certa e com um pouco de treino é possível dominar essa “arte”.


Imprimir

Inscreva-se!

Introdução

Quando o assunto é matemática, é comum ouvir queixas de muitas pessoas, principalmente estudantes, de que essa é a pior disciplina no colégio, mas infelizmente gostando ou não de estudar matemática, é fundamental saber e entender ela, uma vez que terá que utilizar ela para a vida toda, seja profissionalmente ou no dia a dia mesmo, pois o simples fato de conferir um troco aplicamos a matemática.

E uma das operações mais simples e utilizadas da matemática é a soma, e é sobre ela que vamos tratar nesse artigo, onde traremos algumas dicas e macetes para que você possa fazer essa operações de cabeça de forma rápida e fácil, sem precisar de papel e lápis.

Contas de somar de cabeça

Antes de entrar nas dicas propriamente ditas, uma das maiores dificuldades das pessoas em fazer contas de soma ou subtração é quando existem números com várias casas decimais, ou com quantidade de casas decimais diferentes.

E na dica deste artigo, vamos “atacar” juntamente essa questão, visando deixar contas com números simples que podem ser facilmente calculados.

Exemplo 01
Qual a soma de 85 + 93 ?
É uma conta bastante simples, no entanto muitas pessoas teriam dificuldades em chegar a uma “resposta de cabeça”, mas agora vamos ao macete para que você consiga aprender a fazer esse tipo de conta de cabeça sem precisar de papel e caneta.

Mentalize como seria fazer essa conta no papel, provavelmente você colocaria um número sobre o outro, somaria da esquerda para direta, desta forma:
conta de soma E chegaria na resposta facilmente!

Mas de cabeça sabemos que não é assim tão simples, por isso para facilitar as coisas, o primeiro passo é você arrendondar os número, ou seja, 93 deixe 90, lembrando que tiramos 3, 85 deixe 80, lembrando que tiramos 5.

Agora temos a seguinte situação, 80 + 90 + 5 + 3 ;

De inicio parece que ficou mais difícil, mas se você perceber agora, são contas simples que podem ser feitas de cabeça sem o risco de se confundir, ou seja:

80 + 90 = 170

Lembrando que devemos somar ainda o 5 + 3 = 8

Agora somamos o 170 + 8 = 178;

Apesar de ter que fazer mais contas, são todas contas bastante simples que como já comentado anteriormente podem ser realizadas de cabeça sem maiores dificuldades.

Vale lembrar que de inicio essa lógica explicada a cima pode ser confusa, principalmente se você possui dificuldades em matemática, mas se você treinar um pouco vai perceber que ela é muito fácil, por isso é sempre importante praticar! Vamos a mais um exemplo para fixação.

Exemplo 02
Qual a soma de 112 + 206 ?
Vamos direto ao ponto que é arrendondar:
112, deixamos 100 lembrando que “tiramos” 12 ;
206, deixamos 200 lembrando que “tiramos” 6;

Agora vamos as contas!

100 + 200 = 300

Conta facilmente feita de cabeça, agora somamos o que tiramos:

12 + 6 = 18

E por fim somamos ambos(o número arredondado e sua sobra), ou seja:

300 + 18 = 318

Como já comentado, temos que fazer três contas, mas todas simples e rápidas que podem ser feitas de cabeça!

Explicações em vídeo

Para quem ainda tem alguma dúvida, vale a pena conferir o vídeo abaixo, no qual trazemos as explicações desses dois exemplos citados anteriormente.

Uma técnica semelhante a essa também pode ser utilizada para contas de subtração, mas esse é um assunto para um próximo artigo, que em breve estaremos publicando por aqui, bons estudos a todos, e lembre-se, praticar e treinar é a melhor forma de chegar a perfeição!



Navegue:
6 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *