Eleições 2016-Datas, candidatos, ordem de votação e simulador de urna

De quatro em quatro anos temos as eleições municipais, onde são eleitos vereadores e prefeitos de todas as cidades brasileiras, então é um momento de grande importância, escolher bem os representantes que te representaram no poder.


Imprimir

Inscreva-se!

As eleições 2016 estão chegando! Onde os eleitores dos 5570 municípios existentes no Brasil iram até as urnas para votar para prefeitos e vereadores, e por tratar-se de um assunto tão importante e fundamental para o futuro de todos, afinal é fundamental escolher bem quem irá nos representar no poder, não poderíamos deixar de trazer informações importantes sobre o assunto.

Datas eleições 2016

As eleições deste ano acontecem no dia 02 de outubro, já o segundo turno acontece no dia 30 de outubro, lembrando que o segundo turno só pode acontecer em municípios com mais de 200 mil eleitores.

Candidatos

Como já comentamos, e nas eleições que decidimos o nosso futuro para os próximos quatro anos, então é fundamental buscar e votar em candidatos que seja íntegros, que não estejam envolvidos em esquemas corruptos, e que tenham um bom plano de governo, que tenham como principal objetivo melhorar as condições e qualidade de vida em sua cidade.

E atualmente com a popularização da internet, é possível encontrar informações sobre os candidatos da sua cidade facilmente na rede mundial de computadores, o TSE, disponibiliza em seu site oficial o DivulgaCandContas (Sistema de divulgação de candidaturas e prestação de contas eleitorais), que trás informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobre as suas contas eleitorais e as dos partidos políticos.

Além disso no sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais no TSE é possível consultar a relação de candidatos a vereador e prefeito de cada um dos municípios brasileiros, verificar número do candidato, foto, nome da urna e muito mais.

Ainda na internet é possível encontrar inúmeros outros sites, como por exemplo o candidatoseleicoes2016.com, que utilizam o repositório de dados do TSE e auxiliam no compartilhamento de informações sobre os candidatos a prefeito, vice e vereador nas eleições de 2016.

Ordem de votação

Nas eleições municipais, vamos eleger vereadores e prefeitos, então não tem muito segredo na forma de votar, a urna eletrônica irá solicitar primeiramente o seu voto para vereador, lembrando que o número dos candidatos à vereador é composto por cinco números, então basta informar o número do seu candidato a vereador e confirmar.

Na sequencia você deverá votar para prefeito, que é composto com apenas dois algorismos, depois de informar o número do seu candidato, a urna irá mostrar informações do seu candidato a prefeito e vice-prefeito, então basta confirmar o seu voto e pronto! Você acabou de votar nas eleições de 2016.

Lembrando, a ordem de votação na urna será primeiro para Vereador, e depois para Prefeito.

Simulador da urna eletrônica

Para que irá votar pela primeira vez, ou tem dúvidas a respeito de como será o processo de votação para as eleições municipais de 2016, o TSE disponibiliza em seu site um simulador para as eleições de 2016, com candidatos fictícios, onde é possível treinar e assim votar com tranquilidade na datas das eleições sem ficar com nenhuma dúvida em relação a ordem de votação e de como votar, abaixo trazemos um vídeo mostrando um pouco sobre como funciona esse simulador disponibilizado pelo TSE e na sequencia o link para você conferir e treinar.

Simulador de urna no TSE: Basta acessar a página tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/simulador-de-votacao/simulador-eleicao-2016, escolher os candidatos fictícios e “votar”.

Como anular o voto ou votar em branco

Para anular o seu voto, basta informar na urna eletrônica um número inválido, e então confirmar! E para votar em branco, basta utilizar e tecla “Branco” e depois confirmar para estar votando em branco, abaixo tem uma explicação rápida mostrando como anular o seu voto e também para votar em branco.

Voto nulo pode anular eleição?

Votar nulo anula eleição?Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem, especialmente pelo fato de circular muitas lendas e boatos na internet, então é importante estar ciente que votos nulos e brancos não são considerados válidos para a apuração, ou seja, eles saem fora da contagem, com isso eles não tem poder de anular uma eleição por exemplo!

Então é isso pessoal! Esperamos que todas as dicas e informações deixadas aqui possam ajudar a todos a realizar um voto consciente e eleger os melhores representante para a sua cidade nas eleições municipais 2016.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *