Lygia Fagundes Telles biografia resumida

A autora considera um “livro vivo” somente quando este encontra-se nas livrarias ao alcance e disponível a seus leitores.


Imprimir

Inscreva-se!

Nasceu na capital paulista no dia 19 de abril de 1923, passando boa parte da sua infância no interior de São Paulo, sendo filha de pai promotor e delegado as mudanças de cidade eram bastante comuns e frequentes.

Lygia tomou gosto pela escrita bem cedo, visto que criou seus primeiros textos ainda na adolescência, e aos 15 anos, em 1938, com auxilio de seu pai Durval, publicou Porão e sobrado, este que seria o seu primeiro livro, assinado como Lygia Fagundes.

Um ano depois, em 1939 concluiu o seu curso fundamental, vindo a ingressar na Escola Superior de Educação Física em São Paulo em 1940, e paralelamente com o curso de Educação Física frequentou um curso preparatório para ingressar na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, onde iniciou o curso de direito no ano seguinte(1941), ano este que veio a concluir o curso de Educação Física.

Oficialmente a sua estréia literária aconteceu no ano de 1944, quando publicou o livro de contos Praia Viva.

Já seu segundo livro chamado O Cacto Vermelho, foi lançado no ano de 1949, no ano seguinte, 1950, casou-se com Goffredo da Silva Telles Jr, com quem teve um único filho, sendo que veio a se separar(não de forma oficial) depois de 10 anos, em 1960.

O seu primeiro romance da autora foi Ciranda de Pedra, que foi lançado em 1954, posteriormente publicou outros três romances, Verão no Aquário(1964), As Meninas(1973), e As Horas Nuas(1989), sendo que Ciranda de Pedra, As Meninas e As Horas Nuas são considerados os principais trabalhos da autora.

Em vídeo

Obras de Lygia Fagundes Telles

Em suas obras estão inúmeros romances, livros de conto e também antologias, participações em coletâneas além de diversas traduções e adaptações, para conferir a relação completa de suas obras, recomendo a leitura do tópico “Obras” no artigo da Wikipédia sobre Lygia Fagundes, boa leitura e ótimos estudos!



Navegue:
10 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *