Principais personagens de A Moratória

Conheça nesta página um pouco a respeito de quem são os personagens desse famoso enredo, escrito por Jorge Andrade.


Imprimir

Inscreva-se!

A Moratória é uma obra do dramaturgo Jorge Andrade, que foi lançada no ano de 1955, e neste artigo trazemos um breve resumo/apresentação dos personagem da obra, o que irá ajudar e muito os estudantes que estão estudando a obra para o vestibular.

Os Personagens A Moratória

a-moratoria-livro-jorge-andrade– Joaquim, o “seu” Quim: É um velho fazendeiro, produtor de café, que acaba ficando muito endividado e com isso acaba perdendo a sua propriedade e acaba tendo que ir morar de forma bastante modesta em uma pequena cidade, aguardando conquistar a moratória, para assim poder recuperar a sua fazenda.

– Helena: Esposa de Joaquim(“seu Quim), Helena vivia de forma muito tranquila e comoda enquanto os negócios estavam bem, após seu marido Joaquim perder tudo, acaba tornando-se uma religiosa bastante fervorosa, e busca no meio da decadência financeira e das inúmeras discórdias manter a família sempre unida.

– Lucília: É a filha que enfrenta a verdadeira realidade em que a família se encontra, abrindo mão inclusive da sua felicidade pessoal, quando deixa de se casar. Para ajudar nas despesas financeiras da casa trabalha arduamente como costureira.

– Marcelo: É o filho irresponsável, que não gosta e não quer saber de estudar, além de conseguir fixar-se em nenhum trabalho gosta mesmo de farrear e beber muito, e com isso tudo desentende-se muito com seu pai.

– Olímpio:É namorado/noivo de Lucília e também filho de um grande rival político de Joaquim, por isso “seu” Quim não o deseja como genro, no entanto é Olímpio que tenta ajudar o mesmo com um processo de nulidade, para que possa reaver a propriedade que acabou perdendo.

– Elvira: É a irmã de Joaquim, sendo casada com com Augusto, Elvira é bastante ambiciosa e guarda rancor, uma vez que sentiu-se prejudica durante a divisão da herança de seus pais, acusando Joaquim de ter ficado com a melhor parte da propriedade e perdida a mesma por não saber administra-la.

Possivelmente influenciada por Augusto, seu marido, Elvira não forneceu empréstimo a Joaquim para quitar as suas dívidas e nem comprou a fazenda, no entanto ajuda a família com alguns mantimentos como, café, leite e outros alimentos, em troca desses favores Lucília não cobra as costuras que faz a sua tia.

Outros personagens
– Augusto: Cunhado de Joaquim, que é casado com a sua irmã Elvira;

– Arlindo: É um cliente do “seu” Quim, que esta devendo dinheiro ao mesmo, uma vez que comprou café a prazo do mesmo e não o pagou, prejudicando ainda mais a vida financeira da família do “seu” Quim.

– Coronel João José: É um grande inimigo político do “seu” Quim, e pai de Olímpio.



Navegue:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *