Mudanças de estados físicos

Aprenda neste artigo um pouco mais a respeito das mudanças de estados físicos de forma bastante explicativa e resumida com a citação de exemplo, que facilitam o estudo e a memorização.


Imprimir

Inscreva-se!

Neste artigo vamos trazer de forma resumida, um assunto bastante importante que são as mudanças de estados físicos das substância, que costuma estar presente com bastante frequência em provas de vestibular, e para auxiliar no seu aprendizado, primeiramente trazemos a imagem abaixo indicando as mudanças de estados, e logo na sequencia os links para os tópicos no qual existem maiores informações, inclusive com a citação de exemplos.
mudancas de estados fisicos materias
Figura 1
Condensação;
Vaporização(Ebulição/evaporação);
Fusão;
Solidificação;
Liquefação;
Sublimação e Ressublimação;

Condensação

Ocorre quando uma substância passa do estado gasoso para o líquido(conforme exibido na Figura 1), o processo de condensação é muito utilizado por exemplo em refinarias de destilação.

– Exemplos de condensação
Um exemplo de condensação, que você pode simular em casa facilmente, é colocar água ou outra bebida gelada em um copo, em poucos segundo/minutos é possível verificar pequenas gotas de água(algumas pessoas chamam de “suor”) na parte externa do copo, essas gotículas que aparecem eram água no estado gasoso que encontrava-se no ar, que acabaram se condensando ao serem resfriadas pela baixa temperatura da superfície do copo.

O mesmo acontece quando você retira uma garrafa de água gelada ou de qualquer outra bebida que esteja com baixa temperatura da geladeira, em pouco tempo é possível perceber o fenômeno da condensação da água, que passa de vapor para o estado líquido.

Ao tomar um banho quente: Ao tomar um banho quente, existe evaporação de água, essa água em estado gasoso, acaba se condensando no box e no espelho do banheiro, sendo possível verificar pequenas gotículas de água nestes locais.

Vaporização

É quando uma substância passa do estado líquido para o gasoso, e essa passagem(vaporização) pode se dar de três formas: Através da evaporação, ebulição e calefação.

Evaporação: É um processo que acontece de forma lenta e espontânea somente na superfície da substância líquida, sendo que não existe uma temperatura específica para que este fenômeno venha acontecer.
Exemplos de evaporação:

– Um copo com água quente;
– Mares, lagos e rios possuem a evaporação de água em sua superfície;

– Ebulição: É passagem do estado líquido para o gasoso através da fervura(temperatura de ebulição), sendo que a temperatura para que esse fenômeno aconteça é diferente para cada substância, a água por exemplo possui sua temperatura de ebulição em 100 °C no nível do mar, já o ouro tem o ponto de ebulição em 2856 °C e o ferro em 2861°C, lembrando que essa temperatura de ebulição pode ser alterada conforme pressão exercida sobre o líquido.

Exemplo de ebulição: A água fervendo em uma panela;

– Calefação Quando existe a passagem de forma instantânea da substância em estado líquido/sólido para o gasoso.
Exemplo de quando ocorre a calefação: Ao pingar uma gota de água em uma superfície bastante aquecida como uma chapa de fogão, essa gota de água instantaneamente torna-se vapor de água.

Fusão

Acontece quando a substância passa do seu estado sólido para o líquido, assim como na ebulição, cada substância possui uma temperatura específica para que aconteça o fenômeno da fusão, esta temperatura é chamada de ponto de fusão.

Água em estado sólido(gelo) tem o seu ponto de fusão em 0°C, já o ouro e o ferro possuem ponto de fusão em 1064°C e 1538°C respectivamente.

Solidificação

É o processo contrário da fusão, ou seja, é a passagem de uma substância do estado líquido para o sólido, por isso na maioria das substâncias o ponto de solidificação e fusão são os mesmos.

Liquefação

Assim como acontece na condensação, é a passagem da substância no estado gasoso para o líquido.

Porém no caso da liquefação, esta conversão acontece de forma forçada, com o aumento da pressão e a diminuição da temperatura.

Um exemplo de liquefação é o que acontece com o gás natural e outros gases que são derivados do petróleo, que após o processo de liquefação, tornam-se líquidos, como por exemplo o GLP(Gás liquefeito de petróleo), mais conhecido como “gás de cozinha”.

Sublimação e Ressublimação

Sublimação é a mudança de uma substância do estado sólido diretamente para o gasoso, sendo que o inverso(passagem do gasoso diretamente para o sólido) é chamado de ressublimação.

Como exemplo de substâncias sublimáveis podemos citar a cânfora, a naftalina e o iodo, no qual os processo de sublimação e ressublimação podem acontecer.



Navegue:
5 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *